Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap reforça chamado para doação de sangue antes do período de férias

No mês de julho o número de doações costuma ser menor; hemocentro busca novos voluntários.

Por Andreza Teixeira
13/06/2024 16h30

Hemoap precisa de ao menos 100 doações diárias para garantir abastecimento dos hospitais do estadoHemoap precisa de ao menos 100 doações diárias para garantir abastecimento dos hospitais do estado

Com a proximidade das férias escolares, muitas famílias de doadores aproveitam para viajar para outros estados, o que reflete na queda do número de doações de sangue. Para manter o estoque abastecido no mês de julho, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a campanha Junho Vermelho, para estimular a doação voluntária de sangue. 

De acordo com o Hemoap, são necessárias, no mínimo, 100 bolsas de sangue por dia para abastecer os hospitais em todo o estado. Historicamente, nos meses de janeiro, fevereiro e julho são contabilizadas menos doações, porque muitos doadores voluntários saem de férias e adiam o comparecimento ao banco de sangue.

"Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. A questão é que boa parte das doações é realizada pelos chamados doadores de reposição, que colaboram com pacientes que já estão internados na rede pública de saúde. No período de férias, o volume de voluntários cai, o que pode comprometer o atendimento dos hospitais que são abastecidos pelo nosso banco de sangue, por isso, reforçamos neste mês festivo, a importância da doação e estimulamos a sociedade em geral a vir até o Hemoap e se tornar um voluntário”, pontuou o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage.

Atualmente o Hemoap tem 180 mil doadores cadastrados, mas somente 20 mil de repetição, que são aqueles doadores que frequentam de forma mais regular o instituto com até 3 doações anuais.

Junho Vermelho

O movimento Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar sobre a importância de doar sangue com frequência. O principal é aumentar os números de doações voluntárias de sangue em todo o país, bem como, incentivar as pessoas a doarem regularmente e deixarem o legado de solidariedade e empatia através das gerações.

Quem pode doar?

A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

  • É necessário estar em boas condições de saúde;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;
  • Apresentar documento oficial;
  • Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200;
  • Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Serviço

As doações de sangue podem ser realizadas na carreta do Hemoap, localizada em frente ao hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!