Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'A Central do Enem é muito importante neste momento', diz estudante durante aula em escola polo de Macapá

A Escola Estadual Nilton Balieiro é uma das 12 unidades preparatórias do Governo do Amapá para a prova nacional.

Por André Silva
14/06/2024 08h03

Aluna que participou como 'treineira' em 2023, sonha com uma boa nota na prova este ano para ingressar no curso de enfermagem

Como parte das ações de desenvolvimento da educação pública do Governo do Amapá, estudantes da Escola Estadual Nilton Balieiro e moradores do bairro Marabaixo, na Zona Oeste de Macapá, participaram, nesta quinta-feira, 13, de mais uma aula do projeto Central do Enem, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). 

A unidade escolar da capital integra os 12 polos preparatórios para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. A estudante Emily de Melo, de 17 anos, que está no 3º ano, no ano passado participou do exame como treineira, disse que a experiência foi muito boa e que sonha em ter uma boa nota para ingressar no curso de enfermagem. 

“Acho fundamental esse curso aqui na escola para pessoas que estão terminando o ensino médio, que podem treinar para a prova e alcançar uma nota boa, como eu que sonho em ser enfermeira. A Central do Enem é muito importante neste momento”, disse a aluna. 

Morador do bairro Marabaixo e ex -aluno da escola Nilton Balieiro, Eduardo Lobato, de 18 anos, concluiu o ensino médio em 2023. Ele vê a iniciativa de abrir as portas para a comunidade, como uma atitude boa e oportuna, ainda mais para quem não tem condições de custear um curso preparatório. 

“É muito bom ter a oportunidade de ter acesso a esse tipo de aula. Eu vejo a Central do Enem como um bom momento para eu poder acessar esses conteúdos”, refletiu o ex-aluno. 

Visão inclusiva 

A escolha da Escola Estadual Nilton Balieiro como polo da Central do Enem reflete a visão do Governo do Amapá de expandir o acesso as aulas preparatórias para o exame, a áreas periféricas de Macapá. A localização estratégica da escola, sendo a única instituição de ensino médio na Zona Oeste da cidade, permite que alunos locais e a comunidade pudessem se beneficiar das aulas sem a necessidade de se deslocar até o centro. 

Acessibilidade educacional 

Professor há 33 anos, trabalhando com candidatos desde a época do vestibular, Edson Pinto, que leciona língua portuguesa e literatura brasileira e portuguesa, considera a iniciativa totalmente inovadora como política pública. 

“Pela primeira vez, como política pública de educação, a Central do Enem se estende às periferias, chegando aos candidatos como mais um instrumento que vai ajudá-lo nesse processo de formação e consequentemente, ajudá-lo a chegar na universidade”, considera o professor. 

Aulas semanais e estrutura de apoio 

As aulas da Central do Enem na Escola Nilton Balieiro acontecem no auditório da unidade, todas as quintas-feiras, das 8h às 11h30, com um intervalo para um lanche reforçado. Essa estrutura permite que os estudantes possam se preparar para o Enem de forma consistente e com o suporte necessário. O curso atende tanto alunos da escola quanto membros da comunidade. 

“Desde março, os alunos do polo da Escola Nilton Balieiro têm participado de diversos eventos promovidos pela Central do Enem no estado do Amapá. Além das aulas regulares, os estudantes terão a oportunidade de participar do aulão show no Zerão, um evento que reúne alunos de várias partes do estado para uma grande revisão antes da prova”, disse Riley Tenório, coordenador da Central do Enem. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!