Governo do Amapá recebe inscrição de 26 escolas para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2024
Competição está marcada para o dia 17 de agosto, no Sebrae, e garante vaga para a etapa nacional..
Escolas das redes pública e privada vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Amapá
O Governo do Amapá finalizou o processo de inscrição das instituições de ensino que vão participar da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica, que será realizada no dia 17 de agosto, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram inscritas 26 escolas das redes pública e privada.
Em 2024, haverá disputas em duas modalidades, a nível 1 será destinada para estudantes do 1º ao 8º ano do ensino fundamental. Já a nível 2, será designada para alunos do 8º e 9º ano dos ensinos fundamental, médio ou técnico.
A seleção dos melhores projetos da etapa estadual da competição será coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). O evento é considerado uma ação importante para a difusão da prática da robótica.
"O Governo do Estado apoia integralmente a realização da olimpíada, que funciona como uma ferramenta essencial para a popularização da robótica no ambiente escolar. Além disso, a competição também possibilita a descoberta de novos talentos, que futuramente, poderão assumir cargos no mercado de trabalho ligados as áreas tecnológica e científica”, destacou o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade.
Competição
Como em todos os anos, na modalidade prática da olimpíada, cada competidor terá que simular um ambiente real de desastre, impróprio à saúde, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs.
As simulações de salvamento serão realizadas em arenas, que terão um trajeto repleto de obstáculos e detritos, típicos de desastres. Essa atividade tem o intuito de testar, ao máximo, as habilidades funcionais que o robô tem e as habilidades do estudante. As disputas ocorrerão em rodadas, e as equipes terão, no máximo, cinco minutos para concluir cada tarefa.
Para participar da Olimpíada, os robôs devem, obrigatoriamente, terem sido projetados e construídos pelos alunos e a operação deve ser de forma autônoma. Qualquer descumprimento dessas regras acarretará em desclassificação.
Os vencedores da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica vão representar o Amapá na seletiva nacional, que ocorrerá no período de 11 a 17 de novembro, em Goiânia/GO.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!