Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Imprensa guianense repercute avanços da cooperação Brasil-França na 13ª reunião da Comissão Transfronteiriça no Amapá

Retorno da emissão do visto em Macapá foi um dos principais assuntos abordados entre os veículos estrangeiros.

Por Winicius Tavares
14/06/2024 13h06

Cerca de 100 autoridades francesas participaram do encontro

A 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França (CMT), realizada nos dias 11 e 12 de junho, em Macapá, foi destacada pela imprensa da Guiana Francesa. O encontro, coordenado pelo Governo do Amapá, foi copresidido pelo governador, Clécio Luís e pelo diretor do Departamento da Europa do Itamaraty e ministro das Relações Exteriores, Flavio Goldman. 

Entre as decisões acordadas na reunião binacional, o jornal FranceInfo deu ênfase para a volta da emissão do visto francês no território amapaense, marcada inicia o 2º semestre deste ano, considerando o anúncio como “um novo passo que foi dado” nas tratativas para acabar com a exigência do visto para atravessar a fronteira com a Guiana Francesa. 

“O governador Clécio Luis quer que haja reciprocidade perfeita, já que os franceses podem viajar ao Brasil sem visto, o que não acontece com os brasileiros amapaenses. Além disso, o visto deve ser retirado em Brasília, o que dificulta essa obrigação administrativa devido à distância do centro de processamento. Até o final do ano, esse visto que permite o retorno de brasileiros e viagens em território francês na Guiana não deverá mais existir”, descreveu a jornalista Catherine Lama, do FranceInfo.

No encontro, os representantes dos dois países apresentaram progressos na cooperação militar e judicial, como a inclusão de membros da polícia do Amapá no Centro de Cooperação Policial, o que a Rádio Peyi, da Guiana Francesa, considerou como diálogos “francos e aprofundados”, principalmente nas questões da extradição e da transferência de presos.  

O discurso de abertura do governador Clécio Luís no primeiro dia do evento também foi destacado pela jornalista Catherine Lama, do FranceInfo, descrevendo a fala do gestor como o reforço no vínculo fraterno que une os povos das duas margens do Oiapoque, no coração da Amazônia. 

“Estamos unidos pelo planalto guianense, a terra aos pés dos habitantes do Amapá é a mesma aos pés dos franceses que vivem na Guiana Francesa. Sentimos o mesmo, então sei que podemos nos entender. Estou convencido de que esse caminho será mais fácil se trabalharmos juntos, cooperando internacionalmente, em nome da nossa natureza e do nosso desenvolvimento económico”, destacou o governador. 

Entre os acordos transfronteiriços assinados, também está previsto o encaminhamento de fibra ótica de internet para o Amapá por meio de um cabo submarino que cruzará a Europa até Oiapoque e a retomada das obras do trecho de 110 quilômetros da BR 156. Da mesma forma, serão estabelecidas unidades de saúde, ainda no âmbito da cooperação, em pequenas cidades e aldeias ameríndias. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!