Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com apoio do Governo do Amapá, estudantes da rede pública participam de Olimpíada Brasileira de Informática pela primeira vez

Oito alunos da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café realizaram a avaliação nesta quinta-feira, 13.

Por Leo Nilo
14/06/2024 17h00

A prova é aplicada de forma remota, por meio do computador da escola

Com apoio do Governo do Estado, oito alunos da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café realizaram nesta quinta-feira, 13, a primeira prova classificatória da Olimpíada Brasileira de Informática. As representações são inéditas na rede pública de ensino do Amapá, e a disputa é o maior evento de computação do país.

Os estudantes competem na categoria de Programação Nível 2, onde são avaliados conceitos de estruturas de dados. Nesta fase, a prova é aplicada de forma remota, por meio do computador da escola.

De acordo com o professor de informática da escola, Ivson Monteiro, de 33 anos, o propósito de inscrever os alunos na competição foi fomentar o interesse na computação, uma ciência importante para o mercado de trabalho moderno.

“Somos a primeira escola da rede estadual a participar de uma competição como essa, e isso traz uma grande alegria e responsabilidade para todos nós. Com esse feito, temos a chance de exercitar os conhecimentos e ter acesso aos cursos que a plataforma disponibiliza, o que já torna todos os estudantes vencedores”, explicou o professor.

Caso os estudantes consigam avançar até a última fase, eles terão a oportunidade de viajar até Campinas (SP), para a etapa nacional da competição. Além disso, os melhores colocados podem ser selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática, que acontece em 2025.

Para o aluno Iarley da Silva, de 17 anos, a chance de representar o Amapá em uma competição é uma oportunidade de mostrar os talentos e habilidades dos estudantes da rede pública.

“É a primeira vez que participo de uma prova nesse nível. Desde criança, eu sempre gostei de editar vídeos, de jogar videogame, então isso foi despertando esse gosto de querer aprender mais sobre a tecnologia. Eu quero muito passar e representar o nosso Estado”, contou o estudante.

Olimpíada Brasileira de Informática

A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1998, envolvendo alunos de todas as regiões do país. 

Se os estudantes se classificarem nesta primeira etapa, eles poderão realizar a segunda prova em agosto. Todos os participantes recebem certificados de participação, e os melhores colocados em cada modalidade receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!