Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Conseguimos tirar nossas dúvidas sobre a gestão da merenda’, conta diretor durante capacitação promovida pelo Governo do Amapá

Gestores escolares de Macapá e Santana foram reunidos para a formação nesta sexta-feira, 14.

Por Leo Nilo
14/06/2024 18h00

Claudio Silva, de 60 anos, é diretor da Escola Estadual Antônio Lima Neto

O Governo do Amapá reuniu diretores escolares da capital e de Santana nesta sexta-feira, 14, para uma capacitação sobre a merenda das instituições na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. A ação busca monitorar a realização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado.

A atividade é uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e o gestor Claudio Silva, de 60 anos, foi um dos profissionais que participaram do treinamento. Ele ressaltou como encontros como este são fundamentais para garantir uma alimentação de qualidade.

“Aqui, conseguimos tirar nossas dúvidas sobre a gestão da merenda, como o armazenamento correto, tratativas com fornecedores e o funcionamento do programa federal de alimentação escolar. Com certeza vamos conseguir aplicar esses conhecimentos junto das merendeiras para melhorar o trabalho feito nas escolas”, avaliou Silva.

O diretor atua na Escola Estadual Antônio Lima Neto, localizada no bairro Infraero II, na Zona Norte de Macapá. A unidade é uma das que enfrenta problemas para receber recursos federais por conta de inadimplências em gestões anteriores, mas a equipe busca participar das capacitações para regularizar o caixa escolar.

“Recebemos mais de 1,2 mil estudantes na Escola Lima Neto, então precisamos de muitos recursos para financiar a merenda todos os dias. Hoje, toda nossa alimentação é financiada pelo Governo e não recebemos o recurso federal. Por isso, estamos atrás da regularização, em encontros como este”, explicou o diretor.

Para a representante técnica do PNAE na Secretaria de Estado da Educação (Seed), Carmen Nascimento, é importante ter estes diálogos com a gestão da escola, pois ela é responsável pelas decisões e gerencia a equipe de merendeiros.

“Estamos intensificando a agenda de capacitações para abranger vários atores responsáveis pela alimentação nas escolas. E o papel dos gestores é fundamental, por exemplo, na manutenção da saúde dos manipuladores de alimentos, que precisam estar saudáveis para cozinhar”, explica Carmen.

FNDE Chegando Junto

O projeto ‘FNDE Chegando Junto’, uma parceria da autarquia com a Secretaria de Estado da Educação, já promoveu diversas capacitações ao longo do ano. A aproximação entre as instituições visa destravar recursos federais para as escolas estaduais, além de capacitar sobre a correta aplicação e prestação de contas destes aportes financeiros.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!