Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arte e informação encerram programação pelo Dia Mundial de Saúde Mental

Em destaque está a ampliação e o fortalecimento dos serviços psicossociais para outros municípios

Por Redação
21/10/2016 20h02

Uma mistura de arte e informações focadas na prevenção marcaram o encerramento das atividades pela passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, ocorrido no dia 10 de outubro. O momento foi comemorado na Praça Veiga Cabral, nesta sexta-feira, 21, quando pacientes, funcionários e familiares participaram de danças, apresentações circenses, músicas e roda de conversas.

A tarde de sol e o ambiente agradável deram charme ao evento, promovido pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A dona  de casa  Regina Silva, aprovou a iniciativa e disse que momentos como esse deveriam ser sempre realizados. "O interessante dessa programação é que de forma lúdica, eles conseguiram transmitir a mensagem, principalmente sobre a valorização da vida, porque infelizmente em nossa cidade, os índices de suicídio tem aumentado muito", disse.

As atividades começaram no início do mês de outubro, com campanhas de divulgação em instituições de ensino públicas e privadas. O foco foram as ações que são desenvolvidas pelo Estado, além de promover a cidadania e conscientizar a população sobre os transtornos mentais, álcool e outras drogas.                

A coordenadora estadual de Saúde Mental, Rileny Mascarenhas, explicou que trabalhar com a arte é uma forma da sociedade e principalmente os pacientes, superarem as dificuldades do entrosamento social. "A comemoração é um momento de lembrar a população que a saúde mental está relacionada com a arte, cultura, meio ambiente e a valorização dos espaços públicos. Com isso, é possível fornecer acolhimento e oportunidade de expressão entre as pessoas, principalmente as que padecem com algum tipo de sofrimento mental", comentou. 

Na ocasião, Mascarenhas ainda lembrou que, cada vez mais, a rede de saúde mental tem sido fortalecida no Estado e ampliada para os demais municípios. No último quadrimestre, cinco Centros de Atenção Pisicossocial já foram inaugurados: um em Oiapoque, outro em Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Tartarugalzinho e em Santana.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!