Produtos certificados com o Selo Amapá ganham destaque durante festividades juninas
Itens produzidos com ingredientes amapaenses evidenciam a culinária regional.
Em todo o Amapá, são mais mil produtos certificados
O Governo do Amapá anunciou, entre os dias 21 de junho e 2 de julho, a programação gratuita do "Arraiá do Povo 2024". Realizado pela primeira vez no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, o evento celebrará os festejos de São João, e além de várias apresentações, as comidas típicas do mês junino também são itens procurados pela população.
Entre as delícias da culinária regional, estão itens produzidos com ingredientes genuinamente amapaenses e certificados com o Selo Amapá, que fortalece a produção estadual. Além disso, a marca também garante que eles são elaborados com matéria-prima de origem animal, vegetal e mineral, um fator que gera reconhecimento no comércio nacional e internacional.
Dentre os pratos típicos do mês junino, é possível destacar a certificação da maniva pré-cozida da maniçoba, de origem indígena e típica da culinária paraense e amapaense. A garantia do tucupi e do camarão regional, principais ingredientes do tacacá, e a certificação da farinha de tapioca, item do bolo podre, agregam valor econômico e ambiental.
Além disso, o Selo Amapá também certifica linhas completas de temperos, como pimentas, alho, colorau, cúrcuma e molhos. Em todo o Amapá, são mais mil produtos certificados.Arraiá do Povo
São destinados mais de R$5 milhões para a realização do evento, organizado pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com recursos articulados do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 56 grupos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!