Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza audiência pública para criação de sistema de preservação do patrimônio, em Calçoene

A reunião que aconteceu nesta sexta-feira, 14, busca contribuir na proteção e valorização das riquezas culturais da região.

Por Thaysa Ruane
14/06/2024 17h03

Sítio arqueológico do solstício também conta com uma base de pesquisas do Iepa

O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Calçoene, uma audiência pública com representantes de diversos setores para debater a criação do Sistema de Preservação do Patrimônio Calçoenense. A iniciativa busca contribuir ativamente na proteção e valorização das riquezas culturais da região.

Com aprovação da proposta de criação do Parque do Solstício de Calçoene, apresentada pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisa do Amapá (NuParq/Iepa), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em março desse ano, surgiu a necessidade de discutir medidas e políticas públicas de proteção do patrimônio cultural e local.

“É um movimento que se iguala aos anseios da população de uma região que possui patrimônios arqueológicos e belezas naturais inigualáveis. Nós do Iepa estamos entusiasmados em participar desse momento, especialmente em uma região onde temos mais de 20 anos de pesquisa”, explicou o Gerente do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Iepa, Lúcio Costa Leite.

Para o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), André Abdon, o encontro é crucial para a garantia da democracia participativa.

“O Iepa esteve participando, juntamente com o Iphan e demais secretarias municipais, desta audiência pública importantíssima que valoriza a cultura e que tem o apoio do Governo do Amapá na criação desse parque que vai gerar renda, intensificar o turismo e a pesquisa na região”, declarou o presidente.

O Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Amapá, Michel Flores, pontuou a reunião como um marco na região, onde a proposta de criação de um sistema de proteção ao patrimônio artístico, histórico, geográfico, arqueológico, cultural, material e imaterial de Calçoene, é a primeiro no estado.

“Esse é um marco, porque Calçoene está sendo um município pioneiro na criação de um sistema municipal alinhado com o sistema estadual de patrimônio, com o sistema nacional do patrimônio cultural e é ótimo participar desse momento importante para o estado do Amapá”, finalizou o superintendente.

 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!