Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado e Ministério da Justiça promovem curso de inteligência cibernética, no Amapá

Ação segue até a sexta-feira, 21, e possibilita o uso de equipamentos, softwares e técnicas para ambientes virtuais.

Por Marcelle Corrêa
18/06/2024 19h15

Participam da capacitação 40 profissionais do Amapá e de outros estados

O Governo do Amapá e o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciaram nesta terça-feira, 18, a 33ª edição do Curso de Inteligência Cibernética. O objetivo é capacitar profissionais do segmento, que possuem o certificado de Introdução a Atividade de Inteligência, a fazer o uso de equipamentos, softwares e técnicas que possibilitem a descoberta, preservação e o processamento de dados presentes em ambientes virtuais.

Participam da capacitação 40 profissionais do Amapá lotados nas Agências de Inteligência da Polícia Civil (PC), Militar (PM) e Penal (PP), além de agentes dos estados de São Paulo, Amazonas, Ceará, Bahia, Rondônia, Ceará e Distrito Federal. A iniciativa segue até sexta-feira, 21.

“O conhecimento possibilitará que os servidores desenvolvam as atividades investigativas de forma cada vez mais especializada. Além de qualificar e valorizar o nosso profissional que trabalha diretamente com investigação, principalmente cibernética. Além disso, o encontro tem grande importância pela possibilidade de interação e troca de experiência com os colegas de outros estados”, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto.

A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop), juntamente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência.

“Essa exigência imposta ao profissional em questão, a capacitação, é indispensável, visto que, a atividade em que está inserido se constitui no desenvolvimento de ações especializadas voltadas à detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade, objetivando assessorar, tanto na esfera estadual como federal, o processo decisório de enfrentamento à violência e à criminalidade”, finalizou Neto.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp