Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça vigilância em saúde com ações integradas nos municípios de Vitória e Laranjal do Jari

Estado e prefeituras alinham a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Por Mônica Silva
21/06/2024 07h50

Semana integrada também leva aos municípios, serviços especializados no atendimento à saúde do trabalhador

A vigilância em saúde dos municípios de Vitória e Laranjal do Jari, na região Sul do estado, foi reforçada pelo Governo do Amapá com várias ações integradas. Desde o início desta semana, estão ocorrendo discussões e planejamentos que visam a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças na população.

Entre as principais propostas, estão a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari; a elaboração do Plano de Contingência de Emergência das duas cidades; monitoramento dos fluxos de assistência à população; e o fortalecimento do Sistema Nacional de Informações (Sinan).

De acordo o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Cássio Peterka, as equipes também estão identificando quais as necessidades de cada município e por meio de parceria, estabelecer soluções e melhorias.

"Essa é uma ideia do Governo do Amapá para que a gente consiga estar mais próximo dos municípios e da população, melhorando a vigilância através de estratégias e ações conjuntas com Vitória e Laranjal do Jari", pontuou o superintendente. 

A diretora da Unidade de Pronto Atendimento de Laranjal do Jari, Socorro Lopes de Araújo, disse que a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar significa um grande avanço na saúde do município.

"Esse núcleo vai permitir que a gente consiga detectar e investigar doenças de notificação compulsória imediata como meningite, sarampo, febre amarela, cólera e poliomielite, que são causadas por bactérias, vírus ou outros agentes infecciosos que podem afetar a população em grande escala de risco", reforçou a diretora.

Em Vitória do Jari, a SVS entregou à prefeitura o kit de apoio para a construção do Plano de Contingência de Desastres Naturais. O documento visa coordenar esforços para reduzir ocorrências e, caso ocorram, minimizar os impactos.

"A gente não pode impedir que chova, tampouco evitar que o nível do rio baixe ou suba, não temos como impedir a secar, mas estamos mostrando para a sociedade, para a população, que nós temos condições de dar as respostas necessárias caso ocorram esses eventos climáticos”, disse o prefeito, Ary Duarte da Costa.

A semana integrada também leva aos municípios, serviços especializados no atendimento à saúde do trabalhador, tanto os já acidentados com orientações sobre direitos, como para atuação preventiva, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!