Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá leva conhecimentos sobre astronomia para 650 alunos da Escola Maria Meriam, em Macapá

O projeto “Astronomia no Meio do Mundo” incentiva o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia.

Por Kelison Neves
21/06/2024 14h30

Alunos da escola Maria Meriam aprendem sobre o universo no planetário digital móvel

Nesta sexta-feira, 21, o Governo do Amapá atendeu 650 alunos da Escola Estadual Maria Meriam dos Santos Cordeiro, na Zona Norte de Macapá, por meio do projeto “Astronomia no Meio do Mundo”. Durante a atividade, no planetário digital móvel, aconteceram simulações imersivas sobre os planetas do sistema solar e o universo, proporcionando uma experiência única e realista aos estudantes.

A iniciativa integra o Plano de Governo, que visa ampliar o acesso aos conhecimentos científicos no sistema de ensino da rede pública. A proposta busca também, eliminar barreiras geográficas e financeiras, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar de uma experiência educacional única e enriquecedora.

A gerente de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Marceli Coimbra, informou que o planetário é composto por uma cúpula inflável, um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som, ar-condicionado portátil e tem capacidade para comportar até 35 pessoas por sessão. 

“Com a estrutura que trazemos para as escolas, damos a oportunidade para que os alunos compreendam e interajam com o universo, com os planetas e as constelações. Além disso, também demonstramos que é possível seguir a carreira científica, incentivada pela curiosidade que o projeto desperta”, destacou Marceli.

Para Manuela Souza, de 12 anos, a experiência foi incrível e esclarecedora. Mas o que chamou mais a atenção da aluna do 7º ano, do ensino fundamental II, foram as estrelas.

“As estrelas me encantaram, porque eu nunca pensei que tivesse tanta coisa a aprender sobre elas. Imaginei que fossem objetos mínimos, sem muita relevância, mas aprendi  que elas têm uma grande importância para todos nós”, disse a estudante.

A coordenação da escola avaliou como positiva a iniciativa do Governo do Estado em proporcionar aos alunos uma nova forma de ensino.

“Depois dessa experiência, os alunos vão repensar várias informações adquiridas sobre o nosso planeta e o universo. A iniciativa do Governo é inovadora e está nos ajudando a trabalhar a questão da interdisciplinaridade dentro da escola”, pontuou Valdira Miranda, coordenadora da escola.

A próxima unidade de ensino que receberá a visita do projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, será a Escola Estadual Barroso Tostes, em Santana, no próximo sábado, 22. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!