Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá recebe mais 124 novos servidores da transposição

Ao todo, já são 4 mil trabalhadores da União à disposição do poder executivo estadual.

Por Leidiane Lamarão
21/06/2024 14h14

Novos servidores federais durante a entrega das portarias de lotação

O Governo do Amapá recebeu, na sexta-feira, 21, mais 124 novos servidores federais do ex-Território, que tiveram seus direitos reconhecidos pela União e agora, passam a atuar na administração pública do Estado. A cerimônia de entrega das portarias de lotação aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião. Ao todo, já são quatro mil trabalhadores à disposição do poder executivo estadual.

De volta ao serviço público, Augusto Maciel, de 63 anos, é carpinteiro e foi enquadrado na transposição como agente de portaria. Emocionado, ele falou da felicidade ao ver que a espera finalmente acabou.

"Eu estou muito feliz, foram anos aguardando, eu sou carpinteiro e na época do Território, consegui um emprego na prefeitura, mas depois que eu saí, voltei para a carpintaria e fiquei todos esses anos. Graças a Deus tivemos essa providência e muitas pessoas, assim como eu, que já tem uma certa idade, puderam ter esse reconhecimento e voltar a ter emprego e renda”, relatou o novo agente de portaria.

O momento também foi de alegria para Jane Cristina de Souza, que é professora há 34 anos. Ela conta que atuar na educação é uma responsabilidade, pois ajuda a formar os cidadãos amapaenses.

"Esse momento é único, é um sonho, é uma realização para nós servidores que trabalhamos para este estado se desenvolver. E agora, sendo funcionária do quadro da União, com direitos adquiridos, o meu sentimento é de gratidão", declarou Jane.

Para a secretária da Transposição, Ane Marques, o momento é de muita comemoração, é o resultado do esforço da atual gestão, que criou a pasta pensando nesses trabalhadores.

"Todos esses frutos que a gente vem colhendo, nos anos de 2023 e 2024, não seria possível se não tivéssemos o trabalho e o esforço concentrado dos governos Estadual e Federal. Portanto, hoje é o dia para celebrarmos mais essa conquista e assim seguiremos avançando na transposição e também, no acolhimento dessas pessoas nas administrações direta e indireta do Governo do Amapá", comemorou a secretária.

Para serem acolhidos pelo Estado após a conclusão do processo de transposição, os servidores passam por uma série de entrevistas na Secretaria Estadual de Administração (Sead), juntamente com a Secretaria da Transposição, para que seja analisado o perfil e as competências de cada um. Este mapeamento garante a alocação nas áreas de acordo com a afinidade do trabalhador. 

"É uma aquisição muito importante para o Estado, serão mais 124 novas pessoas com muita experiência de vida, que vem a somar conosco na administração pública. Cada novo servidor transposto é ouvido com muito carinho pelas equipes, para garantir que eles possam ser inseridos na área de sua afinidade e, especialmente, próximo aos seus lares", explicou a secretária de Administração do Amapá, Cinthya Mendes.

José Aluízio Souza lembra que já se dedica ao serviço público estadual há 30 anos. Agora, comemora a entrada no quadro da União, sem pensar em parar de atuar.  

"Eu estou muito feliz e quero parabenizar o empenho institucional do Governo do Amapá, do Governo Federal e do senador Randolfe Rodrigues. A espera foi muito longa, mas é tudo no tempo de Deus. Na data de hoje, que recebo o documento da transposição, também comemoro meus 30 anos como servidor estadual, então, é uma felicidade dupla", celebrou o servidor.

O avanço na transposição é resultado de articulações entre os governos do Estado e Federal, com articulação do Ministério da Gestão e também de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues.

“Todo esse trabalho é para garantirmos o reconhecimento do Governo Federal pelos direitos desses trabalhadores e com a transposição desses 4 mil novos servidores, o Governo do Estado faz uma economia de mais de 500 milhões dos cofres estaduais. Seguiremos trabalhando para todos possam ter esse reconhecimento do Governo Federal”, declarou o senador.

Confira como foi a cerimônia de entrega das portarias dos novos servidores federais à disposição do Estado:

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!