Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita servidores para otimizar geoprocessamento de mapas florestais, em Macapá

Com o curso, profissionais poderão fazer análises espaciais, elaboração de mapas e ter acesso a bancos de dados ambientais.

Por Alexandra Flexa
21/06/2024 18h00

Participaram da atividade servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado concluiu nesta sexta-feira, 21, o curso prático de capacitação em Software QGIS de 18 servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O treinamento foi realizado no Centro de Operações de Defesa Social (Ciodes), e busca otimizar o acesso a banco de dados, gerando celeridade nas atividades da gestão ambiental.

O Software QGSI de geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica utilizada para análises e tomadas de decisões com base em dados geográficos. Durante a capacitação, os profissionais realizaram simulações práticas a partir do acesso a banco de dados com imagens de satélite e mapas de campo.  

“Com o aprendizado e manuseio das ferramentas do software livre QGis, torna-se possível acessar bancos de dados de todas as esferas federal, estadual, municipal e privado. Eles podem visualizá-los, fazer análises espaciais, consultas, elaborar mapas florestais e, com isso, otimizar e agregar valor as atividades da gestão ambiental”, explica a especialista em Geoprocessamento e Ordenamento Territorial, Sarah Nery.

Entre os participantes do treinamento, está o servidor Jesse James, que trabalha na assessoria de Municipalização da Sema. Ele destacou que o treinamento é de fundamental importância para o desenvolvimento de suas atividades. 

“O conhecimento absorvido neste curso é essencial para o trabalho que desenvolvemos no cotidiano. Nós, da assessoria de Municipalização da Sema, trabalhamos diretamente com as secretarias municipais e vamos poder levar essa tecnologia para a prática, gerando resultados com qualidade”, enfatizou James.

A partir da ferramenta, os servidores passarão a ter acesso ao banco de dados ambiental das esferas federal, estadual, municipal e privado, que estão sistematizados. O acesso vai evitar retrabalho de informações, facilitando também o compartilhamento delas, além disso, o uso dessa tecnologia pelos setores ambientais da Sema também contribuirá para tomada de decisões mais céleres e eficientes. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!