Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em Mazagão, comunidade do Maracá celebra sucesso da safra com 19º Festival da Castanha

Com apoio do Governo do Amapá, evento fortalece uma das principais atividades para o desenvolvimento econômico da região.

Por Winicius Tavares
21/06/2024 17h22

Festival da Castanha contou com concurso de melhor prato a base da semente

A 19ª edição do Festival da Castanha da Vila Maracá, no município de Mazagão, a 130 quilômetros da capital, comemorou o sucesso da safra, que encerrou no fim do mês de maio. A programação, que iniciou nesta sexta-feira, 21, reuniu agricultores e a comunidade para saborar uma variedade de pratos à base da semente e dançar ao som do marabaixo do grupo "Raízes do Maracá". 

O festival, que se estende até sábado, 22, é organizado pela Associação dos Castanheiros e a Associação de Trabalhadores Agroextrativistas do Maracá (Atexma), para fortalecer a cadeia produtiva da castanha-do-brasil, uma das principais atividades que gera desenvolvimento econômico da região. O evento teve apoio do Governo do Estado com estrutura de som, iluminação, palco, barracas para empreendedores e atrações musicais.

"É um festival lindo que exalta o papel do castanheiro e da comunidade extrativista, onde as pessoas vivem da agricultura familiar, da agroindústria e do manejo florestal sustentável. Nós viemos aqui prestigiar a comunidade do Maracá, que aproveita a biodiversidade, transforma em bioeconomia e assim gera emprego, renda, dignidade, e mantém a floresta em pé, que é o que nós queremos, conservar o meio ambiente e desenvolver o nosso povo”, destacou o governador Clécio Luís. 

Manejo da castanha 

A coleta da castanha é realizada por grupos familiares ou em regime de mutirões, e o transporte das safras se dá por meio de pequenas embarcações denominados “batelões” até a Vila Canaã e Vila Maracá, onde são embarcadas em caminhões e carretas para o Vale do Jari ou Macapá.  

Do fruto, pode-se extrair o óleo, usado na fabricação de rações e cosméticos, e a amêndoa, usada na produção de alimentos como leites, chocolates, biscoitos, bombons e outros.

O presidente da Associação de Castanheiros, Aldemir Aragão, trabalha desde os 8 anos no extrativismo e representa o orgulho de ser um castanheiro.  

“Com o apoio do Governo do Amapá e parceiros, nós conseguimos realizar o sonho da comunidade, que é a realização desse festival, que é uma tradição cultural nossa a mais de 10 anos”, conta Aragão.  

Confira como foi o 19º Festival da Castanha, em Mazagão:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!