Com apoio do Governo do Estado, projeto ‘Evolução das Ruas 2024’ leva cultura hip-hop aos habitacionais Macapaba e Açucena
Programação segue com batalhas de rimas e dança neste sábado, 22, e domingo, 23, no Trapiche do Santa Inês.
Residencial Macapaba recebeu o projeto 'Evoluções das Ruas 2024'
Os elementos da cultura hip-hop como o rap, o grafite e o breaking dance "invadiram" os conjuntos habitacionais Macapaba e Açucena, na sexta-feira, 21. A comunidade recebeu o projeto "Evolução das Ruas 2024", uma iniciativa que recebe o apoio do Governo do Amapá.
A programação é coordenada pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As atividades aconteceram simultaneamente nos dois habitacionais das zonas Norte e Sul de Macapá.
Oficinas de formação aconteceram nas escolas estaduais Professor Nilton Balieiro Machado, no bairro Marabaixo 2, e Antônio João, na quinta-feira, 20. No Macapaba, o líder comunitário, pastor João Santos, recebeu o projeto com entusiasmo.
"É um projeto que colabora com a educação das nossas crianças e jovens. Agradecemos ao Governo do Estado e aos integrantes do movimento hip-hop, pela bela oportunidade que trouxeram aos nossos jovens”, comemorou Santos.
A cultura de rua deu um novo ar urbano ao Centro Comunitário da Quadra 4 do Macapaba. No espaço, um grande mural de grafite dividia a atenção com o som das batidas e as performances dos dançarinos de breaking.
O projeto é desenvolvido por meio de fomento com a Associação Laboratório de Danças Urbanas (LAB), entidade voltada à promoção da cultura, arte e dança de rua. O presidente Wallyson Amorim, conhecido como Bee Boy Snoop, diz que o "Evolução das Ruas" vem para promover a inclusão social da juventude.
"É um trabalho de transformação social, promovido em parceria com o Governo. Além de compartilhar os elementos da nossa cultura com a comunidade, queremos fazer a transformação social junto com os jovens que residem aqui”, destaca Amorim.
O assessor de projetos especiais da Fundação Marabaixo, Robson Vilhena, que também integra o movimento hip-hop, diz que o Estado faz a assertiva de dar voz e vez à cultura urbana.
"Esse apoio é muito importante, pois garante que a política pública chegue na ponta, além de fortalecer o movimento e mostrar a força da cultura de rua”, reitera Vilhena.
Neste sábado, 22, iniciam as batalhas (disputas) de breaking, rimas e intervenções de grafite no novo Trapiche do Santa Inês, às margens do rio Amazonas, a partir das 16h. A grande final que marca a premiação e o encerramento do "Evolução das Ruas 2024" acontece no domingo, 23, no mesmo espaço, também a partir das 16h.
Confira como foi o Evolução nas Ruas nos habitacionais de Macapá:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!