Ueap realiza outorga de alunos do campus Território dos Lagos, no município de Amapá
Essa é a 1ª formatura do curso de engenharia agronômica e a 2ª de matemática.
Esse é a segunda cerimônia de outorga realizada na Ueap no município de Amapá
Os anos de dedicação aos estudos são recompensados quando chega o tão sonhado diploma. Essa é a sensação dos formandos do Campus Território dos Lagos, da Universidade do Estado Amapá (Ueap). Na sexta-feira, 21, os acadêmicos de engenharia agronômica e matemática conquistaram o nível superior.
Desde a criação em 2018, esta é a segunda formatura realizada no campus, que fica localizado no município de Amapá, região conhecida pela vocação para o setor da agropecuária. Em 2023, o espaço ganhou um novo campus tecnológico resultado de investimentos da atual gestão.
Essa é a primeira vez que o curso de engenharia agronômica, implantado há 6 anos, forma alunos. São três novos profissionais na área. Outros dois são do curso de licenciatura em matemática.
Para o formando Adriano do Ó, é uma satisfação poder ser pioneiro em engenharia agronômica dentro da universidade, e a profissão escolhida é um orgulho para ele e toda a família que mora na região.
"Já realizamos um trabalho aqui como técnico agrícola, mas agora com uma carga de conhecimento maior, vou exercer muito melhor minha função, pela qualificação que a Ueap me proporcionou", disse Adriano do Ó.
A outorga desses novos profissionais é uma importante contribuição para o desenvolvimento do município de Amapá. Agora, eles poderão aplicar na própria comunidade, todo o conhecimento técnico, especializado, ajudando a cidade como um todo.
"Essa é a primeira formatura no nosso novo campus e com os nossos novos técnicos e professores concursados. A partir de agora esperamos mais formaturas como essa, para seguir mudando a história da educação no estado", pontuou a vice-reitora da Ueap, Marcela Videira.
No curso de licenciatura em matemática, essa é a terceira turma a se formar na instituição, que já havia outorgado outros 23 alunos. Criado há 6 anos, o curso tem uma importância estratégica para o suprimento de carência de professores da disciplina, especialmente no interior.
Abedinengo Custódio disse estar cheio de vontade, futuramente, em poder dar aulas em escolas do município onde mora, agora que conseguiu sua licença para lecionar.
"Sou do distrito do Sucuriju, então sempre senti na pele a dificuldade com a carência de professores na educação, por isso, a minha vontade agora é ir pra lá e fazer um bom trabalho como professor e mostrar que é possível a gente sair do interior e chegar onde quer", destacou, emocionado.
O momento da formatura não foi apenas emocionante para os estudantes outorgados, mas também para os familiares. Maria Nazaré foi a paraninfa da filha, Patrícia Santos, a mais nova engenheira agrônoma do município de Amapá. A mãe falou da honra em poder entregar o seu anel de formatura. Para ela, esse momento proporcionou uma sensação de dever cumprido.
"É um prazer ver a minha filha formada e um orgulho, porque eu nunca imaginei que um dia ela ia optar por engenharia agronômica. Agradeço muito a Deus e aos professores que entraram no caminho dela, por que meio deles, ela alcançou essa benção", revelou Nazaré.
Além dos alunos, estiveram presentes na celebração os professores que fizeram parte da caminhada desses acadêmicos ao longo dos últimos anos. Cheia de orgulho, a professora do curso de engenharia agronômica, Alana Sobrinho, descreveu os desafios enfrentados ao longo da trajetória desses alunos. Além de prestigiar esse momento histórico, a docente foi escolhida como paraninfa da turma de formandos.
"É uma honra ser a docente homenageada pela turma que acompanho desde 2018. Passamos por momentos bem difíceis, principalmente durante a pandemia, sabemos as dificuldades que enfrentamos com a internet no interior, mas conseguimos. E hoje nesta formatura é como ver o filho que você gerou e agora está crescendo”, disse a docente, que também é coordenadora do curso.
Campus Território dos Lagos
O campus foi criado com intuito de investir em mão de obra qualificada e focada nas potencialidades econômicas da região, principalmente relacionadas ao setor agropecuário. Em 2023, foi inaugurado o atual espaço físico próprio do campus, que conta com auditório, salas de aulas e seis laboratórios.
Para a diretora de Interiorização da Ueap, profª drª Luana Bittencourt, a formatura dos alunos é mais um passo para o processo de fortalecimento do ensino superior no interior do estado.
"É um momento de muita felicidade que nos dá ânimo para seguir com o trabalho na Unidade de Interiorização, além da formatura, estamos tendo outras conquistas, como a chegada da internet aqui no Campus Território dos Lagos, o que auxilia muito no nosso trabalho de ensino em Amapá e toda região do entorno do município", disse a professora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!