Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Produtores rurais tem até o próximo dia 30 para realizar a vacinação semestral nas bezerras contra a brucelose

Atividades vacinais, que são obrigatórias são direcionadas e supervisionadas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária.

Por Weverton Façanha
24/06/2024 12h20

A vacinação é uma ferramenta de grande eficiência, que auxilia na prevenção da doença

O Governo do Amapá alerta os produtores rurais sobre a vacinação contra a brucelose em todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre três e oito meses de idade, até o próximo dia 30 de junho. A vacina, que é obrigatória, é direcionada e supervisionada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária. A realização periódica de exames de diagnóstico no rebanho também é estratégica para a erradicação.

A vacinação é uma ferramenta de grande eficiência, que auxilia na prevenção da doença, protegendo os rebanhos e as pessoas que têm contato com os animais e com os produtos de origem animal.

Uma dose de vacinação contra a brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas é exigida ao longo da vida do animal. A vacinação de machos, por sua vez, é proibida, informou a médica veterinária e coordenadora de defesa agropecuária no Amapá, Kelly Gonçalves.

“O Governo do Estado, por meio da Diagro, realiza o controle sanitário do rebanho amapaense, fazendo fiscalizações de vacinação oficial contra a doença que pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou pelo consumo de produtos de origem animal não inspecionado”, frisou Kelly Gonçalves.

Sobre a vacina

O produtor que possuir animais na faixa etária de vacinação deve procurar um escritório da Diagro e verificar quais são os médicos veterinários que estão cadastrados para realizar a vacinação contra brucelose.

Para adquirir a vacina é necessário um profissional veterinário cadastrado emitir uma receita para a compra e agendar a data de vacinação. Após a vacinação, o profissional que vacinou o animal, emite um atestado de vacinação que deve ser apresentado na Diagro.

Serviço:

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!