Unidade física e móvel na área de saúde prestam assistência médica durante Arraiá do Povo, em Macapá
Durante o evento promovido pelo Governo do Amapá, estão sendo garantidos atendimento médico, triagem e serviço de urgência e emergência.
Governo do Amapá montou esquema para atender casos menos graves, de média e de alta complexidade
Durante os dias em que está sendo realizada a maior festa junina da Amazônia, o Arraiá do Povo, no Parque de Exposições da Fazendinha, o Governo do Estado montou um esquema especial para atender a população que necessite de assistência médica. Uma unidade fixa e uma ambulância estão dando suporte aos visitantes.
Na unidade fixa estão trabalhando seis profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos, que fazem o acolhimento, triagem de enfermagem, assistência farmacêutica e prestam os primeiros socorros. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também está atuando em todos os espaços da Cidade Junina.
O Arraiá do Amapá reúne três festivais e a programação é realizada pelo Governo do Estado, em conjunto com a Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. Essa é a primeira vez que a festa é promovida dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.Para casos de média e alta complexidade, os pacientes são encaminhados para os pontos de retaguarda, como o Hospital de Emergências de Macapá e a Unidade de pronto Atendimento da Zona Sul, que foram organizados para atender a demanda.
De acordo com o coordenador de Gestão de Unidades Descentralizadas em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Diego Gama, o fluxo montado para dar apoio à população que participa do evento é completa.
“Montamos o posto fixo em saúde e ajustamos duas unidades de saúde para dar retaguarda aos pacientes que precisem de atendimentos de média e alta complexidade. Nossa missão é garantir auxílio especializado para a população vir se divertir, sem ter receio de que falte assistência profissional”, ressalta o coordenador.
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), e terá 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!