'Precisávamos atualizar para viajar', diz mãe ao receber carteira de identidade atual no último dia de emissão no Super Fácil
Leila Ramos levou a pequena Leia, de 6 anos, para retirar o documento. Agora, só casos de emergência serão atendidos na Polícia Científica.
Leila e a filha conseguiram a carteira de identidade atual para viajar
Nesta terça-feira, 25, foi o último prazo para os cidadãos solicitarem a carteira de identidade atual nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil). A instituição vai suspender o serviço em função da transição para o sistema operacional do novo modelo do documento. A partir de agora, a Polícia Científica do Amapá atenderá somente casos emergenciais.
Animada para fazer a primeira viagem internacional, a pequena Léia Ramos, de 6 anos de idade, comemorou a retirada do RG, que vai ajudar na conquista de outro documento: o passaporte. Acompanhada da mãe, Leila Ramos, ela diz que entendeu a importância de ter a carteira de identificação.
"Sabemos que virá a nova identidade nacional, mas precisávamos atualizar a carteira com urgência, pois a primeira via dela, era de não alfabetizada, tiramos quando ela era bebê. Mas quero guardar essa também como recordação", disse Leila ao pegar o documento na unidade Centro.
A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes da vida do brasileiro, e garante dignidade e cidadania aos usuários. O documento tem validade de 10 anos, e a troca é recomendada por tempo de uso, foto rasurada, perda, roubos, ou que esteja danificada.
O agricultor Olívio Baía, de 64 anos, veio de Itaubal para Macapá e resolveu adiantar a emissão da 2ª via do RG, que precisa para assuntos relacionados ao trabalho.
"Minha identidade estava muito antiga. De fato eu me informei e soube que poderia ficar prejudicado com cadastros ou até consultas de saúde, então juntei minha documentação e estou aqui [Super Fácil Centro]. Meu atendimento foi prioritário e de forma rápida", elogiou Baía.
A funcionária pública aposentada, Antônia Cruz, de 80 anos, mora no bairro Santa Rita, e também aproveitou a Unidade Centro do Super Fácil para receber atendimento.
"Eu não poderia deixar nunca de tirar minha carteira de identidade. Sempre atualizei e não será agora, nessa fase final, que deixaria de tê-la", ressaltou bem humorada.
A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo Santana, explica que o número de atendimentos em todas as 14 unidades neste último dia de atendimento foi sem intercorrências, com mais de 600 serviços prestados, entre emissões e entregas.
"Agora nesta próxima fase, a Polícia Científica do Amapá ficará com a emissão dos RGs em casos de urgência e emergência dentro de critérios específicos até o dia 5 de julho. Depois vamos iniciar a emissão do novo modelo", concluiu Renata.
Critérios para emissão emergencial
Nos casos considerados de urgência para obtenção da Carteira de Identidade, deve ser apresentada a documentação comprobatória adequada, como atestados médicos, cartas de convocação, boletins de ocorrência, entre outros.
Os motivos de saúde e viagem, onde o requerente necessite de um acompanhante, este também será considerado urgência. Ressalta-se que a quantidade de senhas emitidas se dá de acordo com a capacidade de atendimento da Polícia Científica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!