Governo do Amapá promove ‘Arraiá Terapêutico’ para integração de usuários do Centro de Atenção Psicossocial
O Arraiá do Caps AD reuniu pacientes, familiares e profissionais em momentos de lazer e confraternização junina.
A atividade complementar faz parte dos serviços terapêuticos oferecidos pelo Caps AD da Sesa
O Governo do Amapá promoveu, nesta quarta-feira, 26, um dia de integração festiva para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Para Álcool e Outras Drogas (Caps AD). O “Arraiá Terapêutico”, teve como objetivo reunir pacientes, familiares e profissionais, em um momento de lazer e confraternização junina.
No evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atividades lúdicas foram desenvolvidas, visando ampliar e melhorar o nível de sociabilidade dos usuários e proporcionar um ambiente criativo e dinâmico para todos.
De acordo com a diretora do Caps AD, Gleicy Sena, as atividades festivas realizadas na unidade são de extrema importância para a continuidade do tratamento social dos pacientes.
''É um momento dinâmico, onde eles têm total liberdade de interagir como querem com os profissionais e com os familiares. É fundamental que além das terapias pontuais, eles tenham esse momento de descontração e interação'', pontua a diretora.
Durante o “Arraiá Terapêutico”, grupos de música e dança formados pelos pacientes foram as atrações da festa. A iniciativa faz parte do tratamento já existente na unidade, que une cultura e atividades complementares como método de tratamento.
Silvia Mira é paciente do Caps AD desde 2013, ela conta que os eventos impactam na qualidade de vida dos usuários. "A gente busca muito a libertação, através da comunicação, da cultura, da dança, da música, ajudando no desenvolvimento de cada um. Sempre são eventos muito esperados por todos", afirma Silvia.
Caps AD
O Caps AD é o centro estadual para tratamento de dependentes químicos e alcoólicos maiores de 18 anos. Atualmente, possui pacientes com até 80 anos de idade em situação de rua, risco social e vulnerabilidade social.
O trabalho é feito por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Qualquer dependente químico ou alcoólico pode procurar ajuda de forma voluntária, com ou sem encaminhamento médico.
O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e fica localizado na Avenida Cora de Carvalho, n° 173, no bairro Central, em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!