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Governo do Amapá e FNDE promovem capacitação sobre prestação de contas para gestores escolares de Mazagão

Ação percorre os 16 municípios do estado, orientando sobre programas federais de captação de recursos.

Por Leo Nilo
27/06/2024 07h00

Os gestores puderam tirar dúvidas sobre programas federais geridos pela autarquia

O Governo do Amapá e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) visitaram o município de Mazagão na quarta-feira, 26, para promover capacitações sobre prestação de contas para os gestores escolares da localidade. Esta foi mais uma ação do projeto "FNDE Chegando Junto", que também percorreu os municípios de Itaubal e Cutias nesta semana.

Na ocasião, os gestores puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre os programas federais de captação de recursos financeiros da autarquia, como o "Programa Dinheiro Direto na Escola" e o "Programa Nacional de Alimentação Escolar".

Maria Domingas, de 54 anos, diretora da Escola Estadual Amilar Arthur Brenha, afirma que a iniciativa de levar os técnicos do FNDE para o município de Mazagão foi importante para apresentar à autarquia, a realidade das unidades de ensino afastadas da capital.

“Estou gostando da ação de hoje porque conseguimos tirar muitas dúvidas que tínhamos relacionadas ao caixa escolar. Essa capacitação vai ajudar a nossa escola a se regularizar e sair da inadimplência, que nos impede de acessar vários recursos. Acho muito importante essa presença do FNDE aqui, porque assim eles conhecem de perto a realidade das escolas”, ressaltou a gestora.

FNDE Chegando Junto

Lançado no Amapá em 25 de março deste ano, o programa "FNDE Chegando Junto" visa ensinar aos gestores escolares as regras e a execução dos programas federais de Alimentação Escolar, Transporte, Livro Didático e Dinheiro Direto na Escola.

A expectativa é que todos os municípios sejam contemplados pelas visitas do projeto, já que cerca de 85% dos caixas escolares do Amapá enfrentam problemas no processo de prestação de contas.

Com essas capacitações, diretores e secretários terão um suporte maior para regularizar documentos e enviá-los para a análise da autarquia, resultando em mais recursos para as escolas.

 

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