Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá garante segurança de visitantes durante o Arraiá do Povo

Por noite, são mais de 300 agentes de segurança atuando na operação.

Por Andreza Teixeira
27/06/2024 15h00

Em seis noites de evento, registros de ocorrências policiais são mínimos

O Governo do Amapá garante o policiamento ostensivo em todos os dias de programação do Arraiá do Povo, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha. Durante o evento, as forças de segurança pública atuam em conjunto para garantir a preservação da integridade física dos visitantes e do patrimônio individual ou coletivo, além de reforçar ações de prevenção e salvamento.

Por noite, mais de 300 agentes das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo atuam no policiamento. A operação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Os agentes contam com o apoio de viaturas e ambulâncias, além de sistemas de tecnologia, como câmeras de segurança fixas e com reconhecimento facial, câmeras com rotação 360 graus, drones e monitoramento de equipamentos eletrônicos.

De acordo com dados parciais do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), em seis noites de evento, os registros de ocorrências policiais são praticamente nulos. Para a gestora de Recursos Humanos Marlucia Garcia, de 54 anos, o trabalho da forças está sendo fundamental para a sensação de segurança da população.

“A segurança do Arraiá está impecável. O tempo todo podemos observar o policiamento sendo feito no parque. Ninguém espera e nem quer que aconteça nada, mas se algo acontecer, nós sabemos que existem pessoas preparadas para atuar na segurança de todos que vieram prestigiar o arraiá”, concluiu Marlucia.

A 10ª Delegacia de Polícia da Capital também está atendendo no interior do Parque de Exposições da Fazendinha, funcionando 24 horas para atendimento ao cidadão.

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur) e envolve grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses. A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!