Com apoio do Governo do Estado, amapaenses conquistam medalha de ouro em torneio nacional de wrestling
Bruno Moura e Thiago Henrique subiram ao pódio no Circuito Norte-Nordeste, realizado na Paraíba.
Bruno Moura e Thiago Henrique garantiram pontos para o ranking nacional de wrestling
Com o apoio do Governo do Estado, atletas amapaenses de wrestling conquistaram a medalha de ouro no Circuito Nacional Norte-Nordeste, na Paraíba. O jovem Bruno Moura foi campeão da categoria greco-romana até 63 kg, e Thiago Henrique venceu na modalidade estilo livre até 71 kg. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual gestão, de apoiar práticas esportivas para transformação social, e revelar novos talentos.
O torneio vale pontos para o ranking nacional do esporte e foi organizado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) com a participação de todos os 26 estados mais o Distrito Federal. As passagens dos lutadores foram cedidas pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).
Com a conquista, Bruno Moura garantiu a liderança no ranking nacional da categoria que luta. Ele nasceu no município de Porto Grande e conheceu o esporte por meio do projeto social "Nocauteando as Drogas e Finalizando a Violência" da academia de MMA Panda em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar do Amapá.
"Fiz vários combates duros, porém pude sair vitorioso. Poder representar meu estado sempre é uma honra. Faz 4 anos que eu faço parte do alto rendimento esportivo brasileiro, graças ao apoio do Governo do Amapá, que ajuda sempre com incentivos para chegar nas competições", destacou o medalhista de ouro.
Quem também iniciou no projeto foi Thiago Henrique, de 17 anos, que conheceu através de tio, que já conhecia o esporte. Diariamente, ele passa por treinamentos que chegam a 5 horas e no Circuito Nacional Norte-Nordeste, conseguiu ouro na categoria Sub-17.
"Essa medalha é um sonho realizado, dediquei cada treino e sacrifício a esse momento. Representar o Amapá e ver todo o esforço valer a pena é uma sensação indescritível. Agora, meu foco é continuar evoluindo e levar o nome do meu estado ainda mais longe", completou o jovem atleta.
Wrestling
A luta está entre os esportes mais antigos da humanidade. Para vencer o combate, o lutador precisa somar mais pontos que o adversário, que são somados pelos golpes aplicados, sempre seguindo as regras da modalidade. Alguns deles podem encerrar a luta imediatamente.
"A seleção de wrestling do Amapá tem se destacado como uma das melhores do Brasil, conquistando diversos títulos e medalhas em competições nacionais. Esses resultados expressivos demonstram o talento e a dedicação dos atletas amapaenses. A visibilidade conquistada pela seleção é um motivo de orgulho para todos nós e é um incentivo para que mais jovens se interessem e pratiquem esportes de alto nível”, destacou a titular da Sedel, Cibely Peixoto.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!