Com apoio do Governo do Estado, startup amapaense conquista 1º lugar do programa Mulheres Inovadoras
Ybirá Biodesign da Amazônia produz móveis de madeira sustentável, certificada pelo Selo Amapá, será premiada dia 3 de julho, em Brasília.
Empresa que recebeu orientações e incentivos do Governo do Estado é destaque no mercado de móveis
Com apoio do Governo do Estado, a startup amapaense Ybirá Biodesign da Amazônia conquistou o 1º lugar da 4ª edição do programa Mulheres Inovadoras - Região Norte, que visa incentivar a representatividade feminina no mercado de trabalho por meio da qualificação de projetos inovadores que promovam o desenvolvimento socioeconômico. A iniciativa é da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Em junho de 2023, a Ybirá Biodesign, certificada pelo Selo Amapá, junto com outras startups lideradas por mulheres, recebeu orientação de técnicos da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e Finep, sobre prazos, regras para participação, estruturação do plano de negócios e outros assuntos relacionados ao Mulheres Inovadoras.
“Na ocasião, a gente buscou incentivar empreendedoras amapaenses com ideias de negócios inovadores para buscar investimento através deste edital da Finep. A seleção da Ybirá nos enche de orgulho e mostra que o trabalho que fizemos lá atrás, hoje, está rendendo bons frutos”, destacou Edivan Andrade, secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá.
A cerimônia de entrega da premiação da 4ª edição do programa Mulheres Inovadoras Finep ocorrerá no próximo dia 3 de julho, em Brasília, no Distrito Federal. Para a CEO Founder da Ybirá, Alessandra Bezerra, o suporte recebido foi determinante para que pudessem representar, com êxito, o Amapá e conquistar a premiação no edital da Finep.
“O incentivo que recebemos do Governo do Estado foi fundamental para iniciarmos a nossa caminhada, porque só depois das orientações repassadas, a gente conseguiu se preparar e ter segurança em participar do edital. Ao final, tudo deu certo, pois participamos, vencemos e trouxemos essa conquista enorme para o nosso estado”, destacou a empreendedora.
Ybirá Biodesign da Amazônia
Com base na inovação, sustentabilidade e consciência socioambiental, a startup familiar foi fundada em 2020 e produz móveis de madeira maciça sustentável com matéria-prima 100% certificada. Para produzir os móveis, a Ybirá Biodesign da Amazônia reaproveita árvores tombadas de forma natural e também resíduos de refugo gerados de empresas com áreas de manejo certificadas.
A empresa também é certificada com o Selo Amapá, uma política pública do Governo do Estado, que atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e competitividade no mercado, especialmente no comércio exterior.
Programa Mulheres Inovadoras
O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.
A iniciativa oferece aceleração com treinamento, mentoria individualizada e participação em banca com especialistas do mercado, além de premiação em dinheiro para até 30 startups lideradas por mulheres de todas as regiões do Brasil, sendo seis por cada região. O prêmio varia de R$ 52 mil a R$ 100 mil para todas as empresas que concluírem o processo de aceleração.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!