Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Operação Virtude': Governo do Amapá realiza blitz educativa de conscientização à violência contra pessoa idosa

A ação, coordenada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, é incentivada pelo Ministério da Justiça.

Por Cristiane Nascimento
01/07/2024 14h03

A ação ocorreu em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Macapá

Como parte da “Operação Virtude”, a Polícia Civil do Amapá realizou uma blitz educativa, com adesivagem de veículos, no sábado, 29, na programação do “Junho Violeta”, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A ação ocorreu em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Macapá. Quem passava pelo local, recebia orientações de como denunciar, além de panfletos informativos.

A Operação Virtude é promovida nacionalmente pelo Ministério da Justiça em parceria com os governos estaduais. No Amapá, a organização é da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com coordenação da 5ª Delegacia de Polícia da Capital (DPC), com apoio da Polícia Militar.

A delegada Lívia Pontes, titular da 5ª DPC e coordenadora da ação, destaca a importância de atividades como essa para fortalecer o combate à violência contra as pessoas idosas.

"Nós entendemos que as medidas preventivas são fundamentais para um resultado positivo. Não basta só repreender. Por isso estamos levando informações prévias, por meio da união com outros órgãos, como a Secretaria de Assistência Social, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Abrigo São José, e a sociedade civil”, enfatizou a delegada.

Ações da Virtude

Os trabalhos investigativos acontecem simultaneamente com as ações preventivas e educativas. Logo no início da Operação, a Polícia Civil prendeu um homem de 53 anos, condenado judicialmente por crime contra a pessoa idosa. O inquérito policial foi concluído e encaminhado à Justiça, tendo o autor do crime denunciado e condenado.

Denúncias

As denúncias de crimes contra a pessoa idosa podem ser feitas através do número 190. O Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) irá direcionar o fato às equipes competentes.

Em todas as plataformas as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que a pessoa denunciante possa acompanhar o andamento do processo.

Em âmbito nacional, as denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, ou ainda pelo Disque Direitos Humanos, pelo WhatsApp (61) 99611-0100. É possível também efetuar a ação pelo aplicativo de mensagens Telegram e pela página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. CLIQUE AQUI.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!