Ampliada pelo Governo do Amapá, Policlínica da Polícia Militar atenderá mais de 4 mil militares e dependentes
Inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024. Espaço conta com ambulatórios, consultórios e subestação de energia própria.
Local dispõe de serviços de saúde gratuitos para militares e realiza mais de 15 mil atendimentos mensais
O Governo do Amapá finaliza os últimos ajustes da obra de reforma e ampliação da Policlínica da Polícia Militar, no Bairro Beirol, em Macapá. O espaço de saúde, previsto para ser entregue no segundo semestre, foi ampliado e conta com novos consultórios, que realizarão o atendimento ambulatorial de mais de 4 mil pessoas, entre militares ativos, reservas e seus dependentes.
O local dispõe de serviços de saúde gratuitos para militares e realiza mais de 15 mil atendimentos anuais. Ao todo, são 24 oficiais de saúde, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. A policlínica tem como foco o atendimento ambulatorial e também conta com serviços cardiológicos, ginecológicos, ortopédicos e com psicólogo, psiquiatras e assistentes sociais.
“Com o novo espaço, vamos desafogar o serviço público do estado com um atendimento imediato, que pode reduzir as lotações nas unidades de saúde. Era um prédio que tinha muitos problemas estruturais e agora está completo”, destacou o diretor de Saúde da Polícia Militar do Amapá, coronel Messias Pinheiro.
Com o emprego direto e indireto de mais de 50 profissionais da construção civil, a policlínica foi ampliada com novos consultórios para fisioterapia e salas de enfermagem e observação. A revitalização contempla também a atualização das redes elétrica e de saneamento, assim como nova cobertura, pintura e revestimentos.
O prédio conta também com iluminação em LED, acessibilidade como piso tátil direcional e rampas de acesso. O teto possui estruturas em vidro incolor para possibilitar a entrada de luz natural, possibilitando a otimização de gastos com energia elétrica. Os telhados são termoacústicos para isolamento sonoro e maior eficiência da climatização.
A obra, iniciada em abril de 2022, passa por instalações de sistema de climatização, instalação de mobília, equipamentos e adaptação de postes para interligação com a nova subestação de energia construída para fornecimento exclusivo à policlínica. Os serviços são executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura do Amapá, com recursos próprios de R$ 1,9 milhões do Governo do Amapá.Reestruturação da saúde
O Governo do Estado contabiliza diversos avanços na rede de saúde estadual. Além da Policlínica da Polícia Militar, o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), por exemplo, já teve 62 novos leitos ativados. Há também obras no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e no Hospital de Emergências, que recebeu 9 novos leitos da Clínica Médica.
Tem ainda o Hospital Regional de Porto Grande, que vai atender, além do próprio município, as cidades de Ferreira Gomes, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, desafogando as unidades de saúde de Macapá, em casos de média complexidade.
O Estado também avança na construção do primeiro Centro de Tratamento Interativo (CTI) do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO), que passará a contar com 30 leitos especializados, sendo 10 para adultos, 10 neonatais e 10 infantis.
Reforço no serviço público
Diversas áreas de atuação do Estado estão ganhando reforço com a convocação e nomeação de novos servidores. Em menos de um mês o governador do Amapá, Clécio Luís, realizou a convocação de mais de 4 mil aprovados, em seis certames. Entre as maiores convocações do Governo do Estado estão as da Polícia Militar, que concluiu o chamamento de 600 novos policiais na corporação.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!