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Em seis meses, Hospital da Criança e Adolescente registra mais de 21,5 mil atendimentos

Casos considerados de baixa complexidade, que poderiam ser recebidos em Unidades Básicas de Saúde, representam a maioria dos números.

Por Andreza Teixeira
04/07/2024 17h30

Unidade hospitalar oferece atendimento especializado em urgência e emergência pediátrica

O Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) registrou, durante os seis primeiros meses do ano, 21.759 atendimentos. Segundo relatório da unidade, casos considerados de baixa complexidade, que poderiam ser recebidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS's), representam a maioria dos números.

Das crianças que precisaram de atendimento neste período, 12.910 foram classificados como risco verde e 331 em risco azul, que de acordo com Protocolo de Manchester, método validado pelo Ministério da Saúde, são pacientes de baixa periculosidade e sem urgência. Entre os casos graves com risco à vida do paciente, que devem ser acolhidos no hospital estadual, foram atendidos 7.643 classificados como amarelo, 800 como laranja e 76 vermelhos.

Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a unidade de saúde teve o maior número de atendimentos durante os meses de abril e maio, com 4.501 e 4.812, respectivamente.

A diretora do HCA, Cleude Rodrigues, ressalta que o período de transição de estações aumenta os casos de crianças doentes, e que mesmo as que não tem o perfil de média e alta complexidade são atendidas, podendo gerar um tempo de espera maior para atendimento pela urgência de casos mais graves.

“As unidades básicas são a porta de entrada para todos os serviços do Sistema Único de Saúde, e nos primeiros sintomas de doenças ou alterações, é essencial que os pais ou responsáveis das crianças procurem a atenção primária para uma avaliação. Havendo a necessidade, o paciente é encaminhado para locais especializados”, reforça Cleude.

Quando procurar o atendimento no Pronto Atendimento Infantil/HCA:

  • Convulsões pela 1° vez ou que durem mais de quatro minutos;
  • Chiado, cansaço ou tosse seca; 
  • Febre maior que 39°c por um período maior que três dias ou se for acompanhada de outros sintomas; 
  • Irritabilidade e choro incessante; 
  • Baixa produção de urina; 
  • Recém-nascidos que apresentem baixa sucção durante a amamentação. 

Classificação por cores

O Protocolo de Manchester é o método de triagem que classifica a prioridade dos atendimentos, utiliza uma tabela de cores que identifica o nível de gravidade dos sintomas. Veja o que representa cada cor:

  • Vermelho – máxima urgência
  • Laranja – muito urgente
  • Amarelo – gravidade moderada
  • Verde – menor gravidade
  • Azul – atendimentos simples

Confira os dados de atendimento dos seis primeiros meses de 2024:

  • Janeiro - 2.724 atendimentos 
  • Fevereiro - 2.501 atendimentos 
  • Março - 3.647 atendimentos
  • Abril - 4.501 atendimentos
  • Maio - 4.812 atendimentos
  • Junho - 3.574 atendimentos

 

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