Governo do Amapá leva ações de combate à violência contra a pessoa idosa aos municípios de Laranjal, Vitória do Jari e Oiapoque
Iniciativa faz parte da "Operação Virtude", que segue no estado até a próxima sexta-feira, 12.
Operação está sendo intensificada em vários municípios do Amapá de forma simultânea
Com o intuito de combater a violência contra a pessoa idosa no estado, o Governo do Amapá realizou ações de caráter preventivo e repressivo nos municípios Laranjal, Vitória do Jari e Oiapoque. A iniciativa faz parte da "Operação Virtude" e aconteceu entre os dias 1º e 7 de julho.
Durante as atividades, os agentes de segurança realizaram palestras, visitas sociais, lavratura de procedimentos policiais, fiscalizações de medidas protetivas e distribuição de informativos sobre o combate aos crimes contra o idoso e formas de denúncia. A iniciativa é coordenada pela Polícia Civil do Amapá, por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital e em parceria com a Polícia Militar.
De acordo com a delegada Lívia Pontes, a intensão é atender o maior número possível de idosos, e por esse motivo a operação está sendo intensificada em vários municípios do Amapá de forma simultânea.
“Além da região metropolitana, intensificamos as ações no Sul e Norte do estado, que é onde temos as fronteiras, para abranger o maior número possível de pessoas. Além do público idoso, também atingimos crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o intuito tornar as pessoas multiplicadores de informação no âmbito familiar e na comunidade em geral”, explicou Lívia.
A nível nacional, a "Operação Virtude" existe há 7 anos. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deflagrada em todo o país no dia 10 de junho e encerra na próxima sexta-feira, 12. A iniciativa integra as atividades do "Junho Violeta", mês que alerta para a conscientização e combate à violência contra pessoas longevas.
No Amapá, foram registrados mais de mil casos em todo estado envolvendo crimes contra a pessoa idosa durante o mês de junho. A operação foi realizada nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio, Pedra Branca, Amapá, Calçoene, Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari, e finalizará nos municípios de Pracuuba, Tartarugalzinho, Cutias e Itaubal.
DenúnciasAs denúncias podem ser feitas através do número 190. O Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) irá direcionar o fato às equipes competentes. Em todas as plataformas as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que a pessoa denunciante possa acompanhar o andamento do processo.
Em âmbito nacional, as denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, ou ainda pelo Disque Direitos Humanos, por meio do WhatsApp (61) 99611-0100. É possível efetuar a ação pelo aplicativo de mensagens Telegram e pela página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!