Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza fiscalizações de prevenção e combate a pragas e doenças em áreas de plantio de soja

O levantamento fitossanitário é uma atividade feita por fiscais agropecuários da Diagro.

Por Weverton Façanha
10/07/2024 16h00

Serão fiscalizados cerca de 9 mil hectares de soja no Amapá

O Governo do Amapá segue com o planejamento de fiscalizações e inspeções em áreas do cultivo de soja no estado, que tem como objetivo fazer o levantamento fitossanitário das plantações de grãos. As atividades consistem em observar quais pragas ocorrem nos plantios, saber se as mesmas estão nas lavouras, e identificar se está controlável.

O serviço é feito por fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro). O trabalho de fiscalização está percorrendo plantações nos municípios de Macapá, Santana, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, além do distrito de São Joaquim do Pacuí, na capital. Ao todo serão inspecionados cerca de 9 mil hectares de soja.

"O que nossas equipes estão desenvolvendo agora, em campo, é a inspeção no período que o ciclo praticamente se fecha, ou seja, próximo à colheita e o trabalho é notar ocorrências de pragas nas lavouras de soja. O levantamento nas áreas também consiste em verificar se o plantio segue as normas que foram informadas pelo produtor em um cadastro prévio feito na Diagro antes do plantio", detalhou o coordenador do Núcleo Defesa Vegetal da Diagro, Tiago Baltazar.

Uma das maiores precauções nas inserções dos fiscais nas áreas de lavouras é em função do combate e controle da doença chamada Ferrugem Asiática da Soja, considerada a mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada.

Todo o trabalho dos fiscais da Diagro visa o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja no Amapá, congregando ações estratégicas de defesa sanitária vegetal, com suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da praga. 

Confira o período de fiscalização em lavouras de soja no Amapá:

  • 1º de dezembro a 28 de fevereiro: vazio sanitário da soja, período que não pode ocorrer nenhum plantio do grão no estado;
  • 1º de março a 8 de junho: período que o produtor poderá efetuar o plantio da soja no campo;
  • O último período de inspeção é o levantamento do controle e prevenção das pragas e inicia-se entre 70 a 90 dias após a germinação das sementes, nas áreas de plantio.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!