Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá orienta sobre cuidados em balneários durante período de férias

Mês de julho é conhecido pela chegada do verão e lotação de locais de banho.

Por Kelison Neves
11/07/2024 17h00

Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados em balneários durante período de férias

O mês de julho é conhecido pela chegada do verão e ser um período de férias, algo que faz com que piscinas, rios e lagos recebam banhistas para aproveitar os dias de lazer. Para desfrutar com cautela, o Governo do Amapá orienta a população sobre cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes.

Ao levar crianças para balneários, a principal recomendação é redobrar a atenção e evitar distrações, algo fundamental para coibir a ocorrência de afogamentos. A utilização de colete salva-vidas e garantir que jovens estão se divertindo em áreas rasas e sem correnteza também é importante.

“Para que as pessoas tenham um momento em família prazeroso e seguro, recomendamos que não tirem os olhos dos pequenos, pois, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, o afogamento é a primeira causa da morte entre crianças de 1 a 4 anos e a terceira entre na faixa etária entre 5 e 9 anos. Por isso, prestar atenção neles é fundamental”, pontuou o chefe da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, tenente-coronel Laurindo.

O profissional também destacou a importância do cuidado entre os adultos, pois as principais orientações são evitar nadar sozinho em áreas desconhecidas e não consumir bebida alcoólica.

“Nos locais de banho, os adultos também devem se cuidar, evitando ficar sozinho na água, verificando a profundidade e força da correnteza, e jamais superestimar a própria capacidade de nadar, pois mais de 45% dos casos de afogamento são de pessoas que sabiam nadar. Outro ponto importante, é não consumir álcool, porque a bebida alcoólica é o principal fator de afogamento, comprometendo a capacidade de decisão e coordenação motora da pessoa”, finalizou o tenente-coronel.

Confira mais dicas para evitar acidentes em balneários:

  • Não nadar em áreas com muitas pedras
  • Evitar nadar em rios ou lagos com estacas
  • Beber água para não desidratar
  • Usar protetor solar

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!