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'É um alinhamento essencial para a valorização da educação indígena', diz diretor em reunião histórica com o Governo do Amapá

Angleson Pinheiro foi um dos 24 gestores de escolas do Parque do Tumucumaque que participaram de encontro pedagógico promovido pelo Governo do Estado.

Por Marcio Bezerra
12/07/2024 09h30

Angleson destacou o fortalecimento da educação na localidade e o tratamento das especificidades de cada região

O Governo do Amapá realizou um encontro histórico com diretores e pedagogos das 24 escolas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Foi a primeira vez, em 18 anos, que as equipes dialogaram sobre os desafios e possibilidades da educação indígena. O evento ocorreu na quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.

Para Angleson Pinheiro, diretor da Escola Indígena Estadual Kuxaré, a reunião teve grande relevância para fortalecer a educação na localidade e tratar das especificidades de cada região.

"É um pedido que sempre fizemos às autoridades, esse olhar com mais carinho e empatia. Esse alinhamento é essencial para a valorização da educação indígena e o crescimento profissional da educação no estado do Amapá. Buscamos voos para levar material didático, merenda escolar e permitir a nossa entrada nas áreas indígenas", destacou Pinheiro.

A ação buscou aproximar as escolas das políticas educacionais realizadas na rede estadual de ensino, além de identificar soluções para as principais dificuldades relatadas pelos gestores. Os educadores participaram de formações durante todo o dia, abordando práticas pedagógicas, currículo escolar e outros aspectos fundamentais para uma educação de qualidade.

O diretor da Escola Indígena Estadual Itaduanã, Sandro Vitor, da aldeia Ananapiaré, ressaltou que pela primeira vez em 18 anos participou de um encontro organizado, com um curso de formação que reforça o trabalho desenvolvido aos povos indígenas.

"Este encontro é fundamental para o assessoramento dos educandos e educadores que estão precisando. Estou como diretor desde 2011, sempre tentando fazer um bom trabalho para atender esses povos indígenas e este curso de formação é muito importante para a comunidade do Parque do Tumucumaque. Há 18 anos, houve uma reunião com alguns gestores do parque, mas não era tão organizada como esta de hoje", enfatizou o diretor, Sandro Vitor.

Um diagnóstico detalhado e ações estratégicas será montado por técnicos da Seed, após as escutas pedagógicas com cada uma das 24 equipes. A proposta é focar na avaliação dos alunos, no currículo a ser estudado e na regulamentação da vida escolar dos estudantes. O encontro também buscou entender a educação indígena para oferecer suporte, orientação e construir uma política eficaz para essa modalidade de ensino.

Entre os temas abordados, o restabelecimento do acesso às aldeias por meio aéreo foi uma das principais demandas dos educadores. A Seed confirmou que permanece com o diálogo constante com as lideranças indígenas e que foi realizado um processo de licitação e aeronaves serão deslocadas para o atendimento às comunidades de difícil acesso.

 

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