Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘A floresta é a nossa vida’, diz produtora do Alto Araguari na Floresta Estadual do Amapá

Arlete Pantoja Leal, de 57 anos, é presidente da Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari.

Por Alexandra Flexa
12/07/2024 13h15

Segundo a presidente, Arlete Pantoja, as mulheres membros passam por cursos de capacitação para se qualificarem nas técnicas de produção

Moradoras do Alto Rio Araguari, localizado a 60 km da sede do município de Porto Grande, fazem parte da Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP), que nesta sexta-feira, 12, completa 18 anos de criação. Dentro dos moldes da bioeconomia, as trabalhadoras fabricam produtos a partir da matéria-prima das árvores, sem agredir o meio ambiente, em uma iniciativa inserida no Plano de Gestão do Governo do Estado.

O desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda, a partir de recursos naturais, são a realidade de 48 mulheres ribeirinhas que fazem parte da Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari. A presidente do coletivo, Arlete Pantoja Leal, de 57 anos, ressalta que expandir a comercialização dos produtos é o sonho de todas.

“A floresta é a nossa vida. Nestes 18 anos da Flota, meu maior sentimento de orgulho é saber que transformamos nossas sementes em produtos com a floresta em pé e sem nenhum dano. Nós cuidamos para que ela se mantenha com todas as suas riquezas. Além disso, trabalhar com a bioeconomia abriu novas portas, e nosso objetivo é expandir nossa comercialização”, ressalta Arlete.

O trabalho artesanal envolve desde a coleta das sementes, até a produção e embalagem para a comercialização. Os produtos incluem sabonetes, óleos envasados, pomadas e velas feitos de andiroba, copaíba, pracaxi, fava e breu branco. São biocosméticos de espécies nativas medicinais, feitos a partir de saberes que transcendem gerações, conhecidos pelos benefícios à saúde e pelo aroma.

Segundo a presidente da Associação, as mulheres membros passam por cursos de capacitação para se qualificarem nas técnicas de produção. Essa formação é realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Floresta Estadual do Amapá e Desenvolvimento Sustentável

A Floresta Estadual do Amapá, criada em 12 de julho de 2006 pela Lei nº 1.028, é a maior unidade de conservação do estado. Sua finalidade é promover o uso sustentável dos recursos naturais, por meio de concessões para manejo florestal, extrativismo e serviços ambientais. Além disso, garante os direitos das comunidades tradicionais, como a Associação de Mulheres Ribeirinhas Moradoras do Alto Araguari.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp