‘Sou muito feliz, minha vida é dedicada a Festa de São Tiago’, diz chefe dos caixeiros na expectativa da festividade em Mazagão Velho
O aposentado, Zé Cardinho, conta os dias para celebrar os 247 anos da programação, que tem apoio do Governo do Estado.
Zé Cardinho participa da Festa de São Tiago desde os seis anos de idade
Com a proximidade de mais uma celebração da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, que este no completa 247 anos, a valorização das personalidades que fazem parte da história desta tradição, ganham mais evidência, como de José Silva da Conceição, o “Zé Cardinho”, chefe dos caixeiros que comanda o ritmo das celebrações, que este ano acontecem de 16 a 28 de julho, com apoio do Governo do Amapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO
Nos 13 dias de programação, o som diferenciado das caixas, não podem deixar de ecoar. Em cada ritual, os caixeiros (componentes que tocam as caixas), conduzem a Festa de São Tiago.
“Ao meio dia, no Vominê, no Círio e Recírio de São Tiago, e é claro nas batalhas, tocamos os sons diferenciados das caixas nas celebrações. Quem acompanha, já sabe que os sons são de cada ritual diferente, que é marcante, inesquecível e retratam tradição história”, pontua Zé Cardinho.
Nascido e criado em Mazagão, o chefe dos caixeiros, participa ativamente de toda a organização dos festejos desde os 6 anos de idade. Zé Cardinho, é filho de figuras emblemáticas da cultura mazaganense, Raimunda Lino, já falecida e Mestre Vavá Santos, hoje casado com Joaquina Jacarandá, tem três filhos e três netos.
Agricultor aposentado, já atuou na Festa de São Tiago como Bobo Velho, Atalaia, e cavaleiro em várias encenações das batalhas entre Mouros e Cristãos. “Sou muito feliz, pois toda a minha vida é dedicada à Festa de Tiago e vamos para mais uma com as bênçãos do santo guerreiro”, destaca.
As caixas são instrumentos musicais muito presentes em rituais de festejos religiosos, como batuque e marabaixo, escolas de samba, elementos militares, entre outros, da família dos tambores. Tocado com baquetas, que podem ser de fibras, madeiras ou materiais especiais que fazem parte e são essenciais para os rituais.
Rituais estes, que estão na programação de todos os dias do evento como: as entregas dos presentes, o Baile de Máscaras, Missa Campal, Procissão e a Passagem do Bobo Velho. Além do “roubo” das crianças, tomada do estandarte, morte do Atalaia, emboscada cristã, aparição de Tiago e a vitória cristã. Essas são inúmeras celebrações dos moradores que enfeitam suas casas e comemoram a Festa de São Tiago, em todo o município de Mazagão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!