Governo do Amapá reúne equipe técnica para alinhar atividades e soluções para o setor rural
A programação teve como objetivo visar melhorias na qualidade e nos resultados do atendimento aos pequenos agricultores.
O evento contou com mesas de debate, com a presença de representantes de instituições estaduais e federais
O Governo do Amapá realizou, nos dias 11 e 12, a primeira Reunião Técnica de Líderes do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap). O evento teve como objetivo debater diretrizes e ações para implementar políticas de motivação e valorização dos servidores, visando melhorias na qualidade e nos resultados do atendimento aos pequenos agricultores, extrativistas, ribeirinhos, indígenas e quilombolas que vivem nas áreas rurais do estado.
Dentre os temas priorizados na reunião, destacaram-se a Gestão de Pessoas e Processos, além do Sistema de Planejamento e Gestão de Dados e Resultados do Rurap. Também foram debatidas pautas como o Plano Safra 24/25, as Políticas de Compras Institucionais, o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado e a Rota das Guianas.
Outros tópicos discutidos incluíram o alto risco de queimadas nos períodos de estiagem e os problemas fitossanitários que afetam a cultura da mandioca no estado.“Nosso foco é motivar e engajar os servidores em uma nova dinâmica de gestão e atuação. Falamos de políticas públicas e parcerias para o desenvolvimento sustentável, com atenção especial aos direitos e obrigações dos nossos extensionistas, visando melhorias nas condições de trabalho dos servidores no campo e, consequentemente, o bem-estar e satisfação do nosso público”, destacou o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael.A programação foi coordenada pelo Rurap e o encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A estrutura do evento contou com mesas de debate, com a presença de representantes de instituições estaduais e federais, responsáveis por políticas de crédito rural, regularização fundiária e ambiental, comercialização da produção agrícola e florestal, pesquisa e transferência de tecnologias, controle sanitário e ambiental, e combate a incêndios florestais.
Além disso, houve a participação de órgãos estratégicos do Governo do Estado, responsáveis pelas pastas de planejamento, administração, controle interno e informatização. Todas as mesas de diálogo foram moderadas pelos próprios servidores da casa.
“Um encontro como este é uma oportunidade ímpar para gestores e servidores dialogarem com transparência e demandarem soluções pertinentes ao trabalhador público, efetivo ou não. Devemos sempre buscar evoluir na administração pública, para oferecer melhores condições de trabalho alinhadas à valorização remuneratória”, declarou a secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes.Novos equipamentos
Durante o evento, o Rurap recebeu 16 balanças digitais para as Feiras do Programa de Aquisição de Alimentos, 50 tablets para uso dos extensionistas em campo e três antenas Starlink para garantir conectividade nos escritórios situados nas regiões de Oiapoque, Laranjal do Jari e na sede central de Macapá.
“No cenário atual, praticamente todos os processos são eletrônicos, desde um simples cadastro do produtor em programas federais e estaduais até as rotinas de planejamento interno dos escritórios do Rurap. Esses equipamentos, que oferecem internet de excelente qualidade, serão essenciais para evoluirmos de um modelo arcaico de atendimento para uma Assistência Técnica e Extensão Rural com mais qualidade e inovação”, enfatizou o extensionista e chefe do escritório rural de Laranjal do Jari, Dalberto de Oliveira.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!