Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fornecimento de medicamentos para doença falciforme será feito pelo Hemoap

O objetivo é ter mais controle da distribuição para os pacientes.

Por Redação
27/10/2016 15h19

Em reunião no Palácio do Setentrião, decisão foi comunicada aos representantes da associação dos pacientes

O fornecimento dos medicamentos para tratamento da doença falciforme será feito pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). A medida visa assegurar a distribuição e evitar a falta dos remédios para os pacientes. A decisão foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, durante reunião entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação de Pessoas com a Doença Falciforme no Estado do Amapá (APDFAP).

O secretário-adjunto de Estado das Cidades, José Carlos Marmitão, na ocasião representando o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, recebeu a comissão para dar encaminhamentos às demandas dos pacientes para melhorias no tratamento, entre elas a falta dos medicamentos Hydrea e Exjade, na apresentação de 125mg, já que de 250mg e 500mg constam na Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). 

Ficou definido que o Hemoap fará a aquisição emergencial dos produtos, que estarão disponíveis em até 15 dias.  Paralelo a isso, iniciará o processo de transferência de compra do medicamento para o Instituto, responsável pela assistência aos portadores da doença. O objetivo é ter mais controle da distribuição para os pacientes.

Atualmente a compra e distribuição são feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pois o Instituto não tinha recursos suficientes para a compra dos medicamentos. Para transferir a responsabilidade, era necessário uma suplementação orçamentária, que foi autorizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e encaminhado o decreto para assinatura do chefe do Executivo. “Com essa suplementação, teremos recursos para adquirir os medicamentos para atendimento por 12 meses”, afirmou o diretor-presidente do Hemoap, Sávio Guerreiro.

Guerreiro informou ainda que o Instituto adquiriu um aparelho para realizar a medição do fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro, exame que avalia o risco de acidente vascular cerebral (AVC) nos pacientes com a doença. O aparelho ainda não está sendo utilizado, pois falta um profissional capacitado na área.

A previsão é que a capacitação do servidor que manuseará o equipamento seja realizada ainda este ano. “Providenciaremos a ida desse servidor para essa capacitação que só tem fora do Estado, para que esteja apto e os exames possam ser realizados aqui”, explicou o secretário-adjunto de Estado das Cidades, José Carlos Marmitão.

Com a realização dos exames no Hemoap, o Estado economizará e proporcionará mais conforto no atendimento aos pacientes, que são encaminhados para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pois o Estado não dispõe ainda do exame.

Para a presidente da APDFAP, Angélica dos Santos, a reunião foi produtiva. “Apresentamos nossas dificuldades e fomos bem atendidos nos encaminhamentos”, disse.

A doença

A doença falciforme é uma patologia hereditária que causa alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, provocando um tipo de anemia. No Estado do Amapá, 117 pessoas são atendidas pelo Hemoap no tratamento, com atendimento de médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e enfermeiros. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!