Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESCA

Governo do Amapá inicia audiências públicas para criação do Distrito Industrial Pesqueiro

A primeira Audiência acontece em Oiapoque, destacando a importância do setor pesqueiro para o desenvolvimento econômico do estado.

Por Cimone Pedroso
20/07/2024 18h00

As audiências públicas continuarão ao longo do mês de julho até o dia 06 de agosto com reuniões programadas em cada um dos municípios mencionadosAs audiências públicas continuarão ao longo do mês de julho até o dia 06 de agosto com reuniões programadas em cada um dos municípios mencionados
O Governo do Estado deu início, na sexta-feira, dia 19, às audiências públicas para a criação do Distrito Industrial Pesqueiro. A iniciativa busca promover o desenvolvimento nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Macapá e Santana, considerando a vocação natural dessas regiões para o setor pesqueiro.

As audiências, coordenadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura, têm como principal objetivo ouvir os atores envolvidos no setor pesqueiro e discutir a implantação dos distritos industriais. A intenção é garantir que o planejamento e a infraestrutura necessários estejam devidamente alinhados com as necessidades dos pescadores e das indústrias locais.

A criação de um distrito industrial pesqueiro é fundamental para garantir o desenvolvimento ordenado e eficiente do setor, proporcionando infraestrutura adequada para a instalação e operação das indústrias; maior controle e qualidade na produção e comercialização de produtos pesqueiros; e estímulo ao crescimento econômico e à geração de empregos nas regiões envolvidas.

O município de Oiapoque foi o primeiro a receber as audiências públicas, destacando-se pela sua importância estratégica no controle de entrada e saída da produção pesqueira do estado.

"Estamos no município de Oiapoque hoje para ouvir as problemáticas dos pescadores, os principais atores dessa situação. Nós, como secretaria, estamos trabalhando para trazer dignidade à vida do pescador. Não vamos parar enquanto não tivermos certeza de que o trabalhador está sendo bem atendido e bem estruturado", destacou o secretário da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira.

A pescadora Francisca Lima, que trabalha na área há 13 anos, também expressou seu contentamento.

"Fico feliz em ver que o governo está trabalhando para levar estrutura e dignidade para nós, pescadores, que já fomos muito humilhados. Estamos com esperança no novo projeto do Distrito Industrial Pesqueiro, onde possamos ter um local que nos acolha para consertar nossas redes, além de um lugar onde possamos desembarcar o nosso peixe. Precisamos também de ajuda com créditos para financiar novos barcos", pontuou Francisca. 

As audiências públicas continuarão ao longo do mês de julho até o dia 06 de agosto com reuniões programadas em cada um dos municípios mencionados. As contribuições coletadas serão fundamentais para a formulação de políticas públicas eficazes e a implantação do distrito industrial pesqueiro, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

Calendário das Audiências

Oiapoque: 19 de julho
Santana: 23 de julho
Calçoene: 26 de julho
Amapá: 27 de julho
Macapá: 06 de agosto
 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!