Governo do Amapá leva prevenção de ISTs aos pacientes da Unidade de Alta Complexidade Oncológica, em Macapá
Testagem rápida para sífilis, hepatites B, C e HIV, é uma forma de conscientização e tratamento precoce contra as infecções sexualmente transmissíveis.
O Governo do Amapá fornece atendimento especializado para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) à pacientes atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Luzair Costa (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá. A partir de agosto, serão ofertados testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites B, C e HIV.
Administrado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o atendimento também vai assistir familiares e servidores da unidade com o objetivo de conscientizar e promover o diagnóstico e tratamento precoce. Sob supervisão de profissionais habilitados, o resultado da testagem é concluído em até 30 minutos.
“Esse avanço faz parte das nossas ações visando a eliminação da transmissão das ISTs. A ideia é proporcionar o acesso ao serviço e descentralizar o atendimento”, ponderou o Superintendente de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka.
A SVS realizará, nos dias 25 e 29, um treinamento de atualização e capacitação da equipe que executará os serviços. Na ocasião, os profissionais também receberão orientações sobre a importância da vacinação.
“A implantação do serviço dentro da Unacon é importante também para que a gente comece a produzir indicadores e relatórios estatísticos sobre as ISTs, isso vai garantir que o Amapá cumpra as requisições estabelecidas pelo Ministério da Saúde sobre o monitoramento dessas infecções em pacientes oncológicos”, explicou o administrador da Unacon, Igor Santana.
Administrador da Unacon, Igor Santana
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!