Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

'Vou rodar como motorista de aplicativo em Macapá e melhorar minha renda', diz condutor ao informar nova atividade na habilitação

Serviço é disponibilizado no Detran-AP, das 7h30 às 13h30, para o motorista que deseja alterar os dados da CNH.

Por Vithória Barreto
25/07/2024 08h00

Leonardo Dias incluiu a informação de atividade remunerada na habilitação

A inclusão da observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na Carteira Nacional de Habilitação permite que muitos condutores garantam uma renda extra, trabalhando de forma legalizada com os próprios veículos, ou até mesmo alugando um automóvel para trabalhar. No Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), o serviço é disponibilizado no horário das 7h30 às 13h30, para o motorista que deseja alterar os dados no documento.

Com a circulação de milhares de pessoas e mercadorias nos eventos públicos organizados pelo Governo do Amapá, a procura pela inclusão da EAR aumentou no setor de atendimento do Detran. O objetivo é garantir que mais motoristas estejam regularizados junto ao órgão, oportunizando o ingresso em postos de trabalho e movimentando a economia local.

Para o jovem Leonardo Dias, de 26 anos, esse passo significa mudança de vida e uma nova oportunidade de construir um futuro melhor. Ele fez a adição da atividade remunerada na CNH de carro dele.

“Quis adicionar a informação de atividade remunerada para rodar como motorista de aplicativo em Macapá e melhorar minha renda. Com muitos eventos acontecendo, a maioria das pessoas utilizam o aplicativo para se locomover. Daí surgem muitas oportunidades de fazer dinheiro”, disse o jovem.

Motoristas devem procurar atendimento do Registro Nacional de Carteira de Habilitação

Como incluir a EAR na carteira

O processo para a inclusão da observação EAR na habilitação de categoria B é rápido e fácil, basta o motorista solicitar a alteração de dados, pagar a taxa e realizar o exame psicológico, que avalia as condições para trabalhar como motorista profissional.

Já para os que dirigem motocicleta (categoria A), é preciso ter mais de 21 anos e ser habilitado há, no mínimo, dois anos. Esse procedimento também exige que o motociclista realize o Curso Especializado de Mototaxista e Motofretista, com certificado reconhecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este curso é oferecido de forma gratuita pela Escola Pública de Trânsito do Detran, e está com inscrições abertas.

Para condutores que já trabalham com os próprios veículos mas não possuem a observação EAR, é importante que procurem o atendimento do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) para regularizar a situação.

A consequência para o condutor que é flagrado transportando passageiros ou cargas sem constar a informação EAR na carteira, é a multa de R$ 293,47. Além disso, o condutor ficará sujeito a 7 pontos na carteira e à remoção do veículo para o pátio do Detran.

Com a colaboração de Geralda Neta.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!