Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALICAÇÃO PROFISSIONAL

Com apoio do Governo do Amapá, turma de informática da 'Casa Digital' passa por qualificação para o mercado de trabalho

Formatura está prevista para a primeira quinzena de agosto. Aulas gratuitas atendem 26 alunos de baixa renda e ocorrem três vezes na semana.

Por João Clésio
25/07/2024 17h30

Ainda serão abertas turmas para os cursos de pacote office, design gráfico, marketing digital e outras capacitaçõesCom o objetivo de atender a população de baixa renda no processo de inserção e reinserção no mercado de trabalho, o Governo do Estado avança nos cursos de qualificação profissional. Durante a primeira quinzena de agosto, a Casa Digital, espaço criado para capacitar o trabalhador, está prevista para formar a primeira turma do curso de informática básica.

Ao todo, são 26 estudantes com perfil de baixa renda, com idade entre 17 a 30 anos, e que estão aprendendo conceitos de computador, sistema operacional e utilização de programas, além de editores de texto, planilha e slide. Cada aluno recebeu um kit contendo mochila, apostila, canetas, garrafa para água, bloco de anotações e pasta. 

“O competitivo mercado de trabalho exige cada vez mais um profissional qualificado. Aqui no curso, estamos preparando essa mão de obra para que todos passem a dominar as tecnologias. Porém, é preciso aprender o conceito básico de informática e seus recursos tecnológicos e digitais para empegar nas atividades cotidianas”, exemplificou o instrutor do curso, Emilson Pureza.

Inscritos possuem também a oportunidade de acessar cursos do programa Escola do Trabalhador 4.0

Na Casa Digital, ainda serão abertas turmas para os cursos de pacote office, design gráfico, marketing digital e outras capacitações. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e atende uma demanda identificada pela Casa do Trabalhador, que era o pouco conhecimento de muitos trabalhadores na área da informática.

“É importante frisar que, além da capacitação oferecida pela Casa Digital, os participantes possuem a oportunidade de acessar, também, os cursos gratuitos do programa Escola do Trabalhador 4.0, do Ministério do Trabalho e Emprego. É mais uma ferramenta disponível para que o trabalhador tenha conhecimento sobre tecnologia da informação, produtividade e finanças”, ressaltou o secretário adjunto da Sete, Pedro Filé.

Secretário adjunto de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Pedro Filé

O público-alvo do cursos são trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Central do Trabalhador Autônomo (CTA), e os contemplados com os programas Qualifica Amapá e Emprega Amapá.

A estrutura da Casa Digital conta com 26 modernos computadores, notebook para o professor, acesso à internet e serviços online. O projeto foi concebido por meio de articulação política do deputado federal Vinícius Gurgel (PL), e da ex-deputada estadual Luciana Gurgel (PL).

Serviço

As aulas do curso de informática acontecem na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h, no laboratório da Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Mendonça Júnior, nº 2858, no bairro Santa Rita.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!