Amapá recebe certificado do Ministério da Igualdade Racial pelo avanço nas políticas afirmativas para a população negra
Documento foi entregue durante cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho.
Governador Clécio Luís assina o certificado que comprova que o Governo do Estado prioriza o povo negro amapaenseO Ministério da Igualdade Racial elevou o Amapá para o status "pleno" no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir). A certificação aconteceu na terça-feira, 23, durante o 2⁰ Encontro do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, no Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho. A marca garante a prioridade no acesso a recursos federais para fomento de projetos e políticas afirmativas.
O estado é segundo do Brasil a alcançar a certificação, que valoriza os órgãos de igualdade racial com autonomia administrativa e financeira, como a Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), que atua desde 2023 no apoio às comunidades tradicionais e na preservação e promoção da cultura afro no estado.
"Hoje somos um exemplo de inclusão e respeito para todo o Brasil, graças ao esforço conjunto do Estado e Municípios, comprometidos em construir um Amapá mais justo e igualitário. Não foi algo do dia para noite, mas sim fruto de trabalho, consciência e propósito que estão estabelecidos no nosso plano de governo. É um gesto simbólico, mas muito especial, principalmente por ser aqui, em Mazagão Velho, berço da cultura amapaense", destacou o governador Clécio Luís.
Governador Clécio Luís: ″Não foi algo do dia para noite, mas sim fruto de trabalho, consciência e propósito″O secretário do Senapir, sistema que integra o Ministério da Igualdade Racial, Yuri Silva, afirmou que o certificado comprova que o Governo do Estado prioriza o povo negro amapaense na promoção de políticas públicas, sendo um exemplo para o restante do país.
"Trago aqui, primeiramente, o abraço da nossa ministra Anielle Franco, que ficou muito feliz com a nossa vinda ao Amapá. Não vemos estados tão avançados assim no Brasil, não poderíamos deixar de vir aqui e celebrar tamanho avanço na condução da política pública de igualdade racial no Amapá, a capital negra do norte", evidenciou Silva.
Yuri Silva: "Não vemos estados tão avançados assim no Brasil"Para a diretora de articulação interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, o trabalho em conjunto coletivo e colaborativo dos estados e municípios com adesão ao Sinapir é para reconhecer que a pauta racial não é uma ação pontual, mas sim base para as políticas públicas, que só podem ser feitas com orçamento próprio.
"Qualquer mudança em qualquer estado e qualquer município passa pela população negra e originária. Temos que ser comprometidos com a pauta racial, não só falar que somos antiracista, mas sim praticar esta luta para trazer essas mudanças de fato na vida dessas pessoas. A gente tá trabalhando com isso no Brasil inteiro e vem aqui deixar essa provocação aqui no Amapá", ressaltou Isadora.
Autoridades recebem máscaras da Festa de São TiagoDurante o encontro, também foi formalizada a adesão do município de Santana à categoria plena no Sinapir. Ao todo, quatro municípios do Amapá são integrados na política nacional de igualdade racial. Para a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, o momento é de reconhecer avanços e fortalecer o diálogo com conselhos municipais para aumentar este número.
"O governador Clécio Luís vestiu conosco essa responsabilidade de fazer com que nós chegássemos até aqui. Quando nós assumimos esse governo, o conselho só existia na lei, ele nunca tinha sido reunido, nunca tinha tido uma assembleia. Nós convocamos uma reunião, uma plenária, tiramos um encaminhamento, e esses conselheiros se inscreveram, acreditaram, e é por causa dos esforços que hoje nós chegamos nesse patamar", contou a diretora.
Josilana Santos: ″É por causa dos esforços que hoje nós chegamos nesse patamar″Ao final da solenidade, o governador Clécio Luís presentou os representantes do Ministério da Igualdade Racial com as tradicionais máscaras da Festa de São Tiago. As peças são feitas de materiais recicláveis, como papel, goma de tapioca e uma forma de argila.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!