Governo do Amapá lança campanha de conscientização e prevenção as hepatites virais
Durante o mês de julho, o CRDT atenderá por livre demanda para testagens e orientações sobre a patologia.
Além de silenciosa, a hepatite é considerada uma doença potencialmente graveO Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 19, a campanha de combate, conscientização e prevenção contra as hepatites virais no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT). O objetivo é reforçar as ações de vigilância e alerta sobre a patologia, que registrou 40 casos confirmados no estado em 2023.
As doenças hepáticas virais são infecções que afetam o fígado, resultando em mudanças leves, moderadas ou severas. Frequentemente são infecções assintomáticas, ou seja, não manifestam sintomas. Este ano, já foram registrados 26 casos da doença.
De acordo com o diretor do Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT), Leonardo Pereira, a unidade atenderá durante o mês de julho sobre livre demanda os pacientes que quiserem realizar a testagem rápida ou buscar qualquer tipo de atendimento relacionado à patologia.
“A gente convida toda a população para procurar os nossos serviços, o Sistema Único de Saúde oferta o tratamento completo para a patologia e nós montamos um fluxo específico para atender esses pacientes e tirar toda e qualquer dúvida sobre as hepatites virais”, reforça o diretor.
A hepatite pode se manifestar no paciente através de febre, tontura, cansaço, enjoo, vômitos, mal-estar, dor abdominal, urina escura e fezes claras, pele e olhos amarelados.
A médica infectologista, Natássia Maia, explica que por ser uma doença silenciosa, muitas vezes o paciente não realiza testes ou procura atendimento médico. Mas reforça que todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida.
“A hepatite pode se manifestar com poucos sintomas, dificultando a identificação da doença e colocando o paciente em risco de desenvolver cirrose ou câncer no fígado. Por isso é fundamental que a testagem seja realizada, e em caso de positivo, o tratamento disponibilizado pelo SUS é efetivo e com alto índice de cura”, afirma a infectologista.
A autônoma Lívia dos Santos é moradora da comunidade de São Tomé do Macacoari, no município de Itaubal. Ela afirma que aproveitou que estava no CRDT e já realizou o teste para as hepatites virais.
“Eu vim para uma consulta com a minha mãe e vi toda a organização dos funcionários aqui sobre a doença e resolvi fazer o teste e saber se está tudo bem. É uma coisa boa fazer isso pela nossa saúde, ainda mais pra gente que mora um pouco longe e tem dificuldade pra vir com frequência”, enfatiza Lívia.
As hepatites virais podem ser transmitidas por contágio fecal-oral, principalmente em locais com condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal e dos alimentos; relações sexuais desprotegidas; contato com sangue contaminado por meio de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; transmissão vertical da mãe para o filho durante a gravidez; e transfusão de sangue.
Prevenção
Entre os métodos de prevenção estão a vacinação, reforçar cuidados com a higiene pessoal, uso de preservativos ao manter relações sexuais, evitar o compartilhamento de objetos pessoais como agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outras ferramentas que podem estar contaminadas, testagem e cuidados médicos.
CRDT
O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) está localizado na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita, em Macapá. A unidade de saúde funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!