Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRIA E CULTURA

Festa de São Tiago: encenação da batalha entre Mouros e Cristãos inicia com ‘entrega de presentes’

Com apoio do Governo do Estado, a festividade ocorre até domingo, 28, na tradicional na Vila de Mazagão Velho.

Por Kelison Neves
25/07/2024 10h27

‘Entrega de presentes’ marca início da encenação da batalha entre mouros e cristãos durante Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago chegou em um dos momentos mais esperados pelo público na quarta-feira, 24: o início da encenação da "Batalha entre Mouros e Cristãos". Com apoio do Governo do Amapá, a festividade está completando 247 anos de tradição com uma vasta programação que iniciou no dia 16 e vai até domingo, 28, em Mazagão Velho.

A encenação começou com a entrega dos presentes, que representa o momento em que os mouros pedem uma trégua na batalha que travavam contra os cristãos. A estratégia era selar a selar a paz com o inimigo. Mas, na verdade, os presentes eram comidas envenenadas. Desconfiados, os Cristãos deram partes dos alimentos aos animais, que morreram após ingerir.

Na encenação, os presentes são entregues em casas que simbolizam as autoridades cristãs. Este ano, a primeira residência a receber as iguarias dos mouros foi a da família do Rafael Wagner dos Santos, de 44 anos. Ele conta que participar da festividade é um momento único que envolve todos os familiares.

“Sou neto do Washington dos Santos, que, inclusive, dá nome à primeira ponte que vem aqui para Mazagão. Então, para mim, é uma honra muito grande participar da encenação recebendo o presente dos mouros. Todos os anos, toda a nossa família se mobiliza para estar aqui”, disse o devoto de São Tiago.

Rafael Wagner dos Santos, de 44 anos

Há mais de 30 anos dando vida à tradicional encenação, o pedagogo Francisco Canindé Jacarandá, de 48 anos, conta que todo ano sente uma emoção ao interpretar um dos cavaleiros cristãos da batalha.

"Estou completando 32 anos usando essa farda com muita honra e orgulho, porque aqui em Mazagão Velho, a gente já nasce com essa tradição no sangue. É uma alegria muito grande, ano após ano, dar continuidade a algo que vem desde os nossos antepassados e que será levado adiante pelas novas gerações”, destacou o pedagogo.

Pedagogo Francisco Canindé Jacarandá, interpreta um cavaleiro cristão

Durante a tradição, fogos clareiam e colorem os céus para marcar o início da Festa de São Tiago das Crianças. A encenação da batalha ainda conta com outros momentos como o Baile de Máscaras, passagem do “bobo velho” e início da batalha.

Tradição trazida da África

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Em Mazagão Velho, as batalhas entre mouros e cristãos começaram a ser encenadas em 1777, como forma de resgatar a memória da "Mazagão original", uma colônia portuguesa no Marrocos desativada e transferida para o Amapá.

Atualmente, a tradição movimenta a Vila de Mazagão, em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural (encenações teatrais), festas dançantes, além de atrações artísticas durante o dia, no balneário às margens do rio Mutuacá.

Sede do Governo do Amapá

Pelo segundo ano consecutivo, a sede administrativa do Governo do Amapá será transferida, de maneira simbólica, para a Vila de Mazagão Velho, a exemplo de 2023. As decisões e atos do executivo estadual deverão ser tomadas e assinadas no Palácio Rio Mutuacá, espaço físico construído para essa finalidade e utilizado pelo Município durante o ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!