Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTA DE SÃO TIAGO

'É a melhor época do ano para empreender', diz comerciante local sobre a Festa de São Tiago

Ozeas Barreto, de 41 anos, cuida com sua esposa de um estabelecimento que existe há 45 anos.

Por Mikhael Santos
25/07/2024 19h00

Comerciante Ozeas Barreto, de 41 anosA Festa de São Tiago, comemorada em Mazagão Velho e realizada com apoio do Governo do Amapá, está fomentando o empreendedorismo local e gerando renda para o município. Um desses casos é da tradicional Mercearia São Francisco, que Ozeas Barreto, de 41 anos, e sua esposa administram.

O estabelecimento existe há 45 anos, sendo um local muito conhecido pela região. O comerciante frisou que a história da família já se confunde com a tradição da festividade há muito tempo.

“Meu sogro, Chagas Ferreira, abriu esse lugar quando eu ainda nem tinha nascido, e a Festa de São Tiago é melhor época do ano para empreender. Sempre nos reabastecemos para que os turistas possam comprar comida, bebida, ou até mesmo laranjas para arremessar no Bobo Velho. Podemos garantir a renda do restante do ano com esse evento”, destacou Barreto.

Fazendo parte do empreendimento criativo, está a professora aposentada Patrícia Leal, de 53 anos, que veio com sua equipe da loja Sagrada Família, da Igreja de São José, em Macapá, vender artigos religiosos de São Tiago. Ela afrimou que o dinheiro arrecadado será revertido para ajudar nas obras e ações sociais da catedral.

“Nós somos voluntários, mas é muito importante estarmos aqui para arrecadar fundos para poder ajudar terceiros, além de contribuir com a fé da comunidade. Essa é a segunda vez que viemos, e com certeza é gratificante a recepção acolhedora dos moradores”, ressaltou Patrícia.

Aposentada Patrícia Leal, de 53 anos

Tradição trazida da África

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.

Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.

Sede do Governo do Amapá

Pelo segundo ano consecutivo, o governador do Amapá, Clécio Luis, transferiu a sede do Governo do Estado de Macapá para a Vila Histórica de Mazagão Velho. A medida simbólica foi oficializada em cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, que a partir de agora deve reunir as principais decisões e atos do executivo estadual até fim da festividade de São Tiago, no dia 28 de julho.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!