‘São Tiago é a minha vida’, diz devoto que participa há 70 anos de festividade em Mazagão Velho
O aposentado, Raimundo Ramos, faz parte do grupo de tocadores e é um dos membros mais antigos da celebração.
Raimundo Ramos acompanha todo o trajeto do círio tocando tambor
A Festa de São Tiago teve o ponto alto nesta quinta-feira, 25, quando aconteceu a encenação da batalha entre mouros e cristãos, e a procissão que reúne centenas de devotos que percorrem as ruas de Mazagão Velho em homenagem ao santo.
FOTOS: missa celebra a fé do povo de Mazagão Velho no Dia de São Tiago
Uma das figuras marcantes na celebração é o aposentado Raimundo Ramos, de 80 anos, que desempenha a função de caixeiro há 70 anos durante todo o trajeto da procissão. Ele conta que começou com a tradição quando ainda era criança.
"Meu pai me trazia quando criança e com 10 anos comecei a tocar caixa no círio de São Tiago. Toda nossa família cresceu nessa devoção, e todos os anos desde então, eu sou o caixeiro de São Tiago com muito orgulho e amor. São Tiago é minha vida", declarou o devoto.
Devotos pagam promessas durante a procissão de São Tiago
A procissão é o momento em que muitas famílias se unem na fé, agradecendo as graças alcançadas, pedindo proteção e as bênçãos do santo peregrino. A doméstica Raimunda Vasconcelos, de 67 anos, participa da festividade há pelo menos 15 anos, e neste ano decidiu ir na corda junto com a neta, Eduarda. Ela conta que São Tiago é responsável por muitas graças na vida da família.
"Já pedi muitas coisas a São Tiago e ele sempre me ajudou a alcançar. Já enfrentei doenças e me curei com a fé que tenho nele. Esse ano decidi vir segurando a corda para pagar uma promessa e trouxe minha neta, para que ela também cresça nessa devoção que faz tão bem para o coração da gente", disse Raimunda, emocionada.
Raimunda Vasconcelos e a neta, Eduarda, viveram a experiência de participar do círio na cordaSebastião Ramos também é devoto e promesseiro e sempre participa do círio na corda e esse ano não foi diferente. O morador já teve muitas graças alcançadas, e diz que hoje se sente feliz por tudo o que já realizou com a ajuda do santo.
"Hoje sinto que tenho muito mais a agradecer do que pedir. Já vi a morte de perto, mas com fé e oração de toda minha família, São Tiago intercedeu por mim, por isso venho na corda, auxiliando a coordenação e ajudando, da forma como posso, a manter viva essa tradição e agradecendo por tudo e principalmente pela vida que tenho", concluiu Ramos.
A tradicional Festa de São Tiago, que recebe o apoio do Governo do Amapá, iniciou no dia 16 de julho e segue até domingo, 28, com uma extensa programação de tradições e devoção, organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago.
Sebastião vai todos os anos na corda em agradecimento pela saúde
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!