Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Instalação de plataforma no Sine Centro permitirá acessibilidade a pessoas com deficiência

Equipamento foi comprado através de TAC entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Governo do Amapá

Por João Clésio
01/11/2016 09h20

Plataforma está sendo instalada na parte externa do prédio do Sine com a finalidade de dar acessilidade às pessoas com deficiência

Uma antiga reivindicação das pessoas com deficiência (PCD) e que buscam atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine/Centro) começa a ser atendida pelo Governo do Estado do Amapá. A instalação de uma plataforma tem por objetivo dar a este público acessibilidade ao prédio. A montagem do equipamento, que custou R$ 44.800, começou na semana passada.

A compra da plataforma é resultado de uma cooperação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Em abril deste ano foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as instituições para investimentos na rede Sine. Os recursos são provenientes de acordos extrajudiciais com empresas autuadas pelo MPT no Amapá e convertidas na aquisição dos equipamentos. A plataforma suporta até 300 quilos.

Este ano, o MPT/AP assinou dois TACs com a Secretaria de Trabalho para a estruturação da rede Sine. Um deles destinado a compra de televisores, computadores, data-show, tela projeção, bebedouro, impressoras e centrais de ar. A plataforma estava incluída na cooperação.

“Temos uma enorme gratidão pela parceria com o Ministério Público do Trabalho, na pessoa da procuradora Bradiane Farias Ribeiro Lima. Sem dúvida, o material veio suprir uma grande carência de equipamentos que o Sine necessitava. Ainda precisamos avançar muito, mas quem vai ao Sine Centro em busca de atendimento já percebe uma mudança significativa”, agradeceu Uriel Bastos, gerente do Sine.

A meta da Secretaria de Trabalho é equipar os demais prédios do Sine em Santana e Laranjal do Jari e ainda ampliar a presença do órgão nos demais municípios. A previsão é que ainda na primeira quinzena de novembro, a plataforma esteja em pleno funcionamento no Sine, localizado na Rua General Rondon, bairro do Trem, em frente à Praça Floriano Peixoto.

Credibilidade

Os investimentos na rede Sine têm ajudado o Governo do Estado a recuperar a credibilidade perante os trabalhadores e as empresas locais. Em janeiro de 2015, quando o governador Waldez Góes assumiu o mandato, o Sine estava totalmente sucateado e com atendimento parado. Foi preciso um grande esforço conjunto para colocar em funcionamento os serviços, inclusive com mutirões de limpeza.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!