Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POVOS INDÍGENAS

Indígenas amapaenses visitam aldeia Galibis do Suriname

Representantes de ambos os países se uniram para conhecerem as histórias e culturas de cada povo.

Por Cristiane Mareco
27/07/2024 13h20

Intercâmbio dos povos indígenas do Amapá com os da Guiana e Suriname

O terceiro dia de intercâmbio dos indígenas amapaenses da aldeia São José, que vivem em Oiapoque, com os povos tradicionais da Guiana Francesa e Suriname, foi marcado pela troca de experiências e costumes.

O grupo amapaense conheceu a aldeia Galibi, no Suriname, e foi recepcionado com trajes típicos, ao som das batidas dos tambores, músicas e muita dança. Representantes de ambos os países se uniram para conhecerem as histórias e culturas de cada povo.

Na ocasião, a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque, destacou os avanços das políticas públicas implementadas pelo Governo do Amapá à população tradicional do Amapá e Norte do Pará.

"Reafirma o compromisso do Governo do Amapá na valorização da cultura, educação, saúde, assistência social, territorial, ambiental, e o investimento em políticas públicas para todos os povos indígenas", reforçou Sônia, que foi presenteada com uma escultura de tartaruga, símbolo da aldeia Galibi.

Secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque

O cacique amapaense, Miguel Jeanjacque, conta que está vivendo um momento marcante ao conhecer parentes guianenses, e diz que esse intercâmbio entrará para a história dos povos indígenas do Amapá, da Guiana e Suriname, que nunca antes haviam se encontrado.

"Viver esse momento é um desejo de anos, graças ao convite da Prefeitura de Awala-Yalimapo, da Associação Na'na Kali'na e a parceria do Governo do Amapá, neste intercâmbio com a Guiana Francesa e o Suriname", celebrou o cacique.

Grupo amapaense conheceu a aldeia Galibi, no Suriname

O cacique dos Galibis do Suriname, Ricardo Pane, apresentou a história dos indígenas locais, a cultura, costumes e agradeceu a presença dos familiares brasileiros, que residem às margens do rio Oiapoque, no Amapá.

"É uma honra receber todos, nos sentimos felizes com a presença de todos, afirmamos que temos a vontade e a intenção de ir conhecer a aldeia São José, em Oiapoque em breve", declarou Pane.

A delegação do Amapá também integrou a 12ª Noite de Sanpula, festividade que celebra a união dos povos tradicionais das regiões indígenas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!