Governo do Amapá recepciona novos profissionais do programa Mais Médicos
14 trabalhadores atuarão em Unidades Básicas de Saúde de cinco municípios do estado.
Profissionais passam por orientações sobre início da jornada de trabalho nos municípiosO Governo do Estado recepcionou 14 novos médicos que atuarão na rede de atenção básica em saúde no Amapá, atendendo localidades de vulnerabilidade social e garantindo assistência à população. Os profissionais fazem parte do programa Mais Médicos, gerenciado pelo Governo Federal.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Cutias receberão os profissionais, que fazem parte do 38º ciclo do programa e irão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família.
A superintendente estadual do Ministério da Saúde no Amapá, Paula Carrera, ressaltou que a chegada dos profissionais amplia a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades das regiões mais afastadas.
"A apoio dos estados e municípios é muito importante para manter o fluxo do programa. Assim, os profissionais podem atuar na atenção primária de forma integral e efetiva para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde", explicou Paula.
Superintendente estadual do Ministério da Saúde no Amapá, Paula CarreraAtualmente, o Amapá possui 178 profissionais do programa atuando nos municípios do estado, ampliando a rede de cuidado e assistência a diversas famílias.
"Estamos felizes em receber todos os médicos que irão exercer uma grande tarefa na saúde pública e coletiva no Amapá. São profissionais que ajudarão muito na ampliação de serviços e crescimento exponencial dos atendimentos em nossos municípios", destacou a coordenadora de Políticas de Atenção a Saúde da Sesa, Sandra Elisa.
Os médicos selecionados permanecem no programa por quatro anos e podem renovar o contrato mais uma vez pelo mesmo período. Além disso, os profissionais contam com oportunidades de extensão educacional, como especialização e mestrado.
A médica generalista e pós-graduanda em medicina da família, Anyssa Guerra, é macapaense e se graduou na Bolívia. Ela frisou que o retorno para o Amapá e inserção no programa do Governo Federal são experiências únicas.
"Nós queremos fortalecer a atenção primária e acolher essas famílias que tanto precisam de um atendimento mais digno e efetivo. É nosso papel social e profissional, estou ansiosa para começar", finalizou Anyssa.
Médica generalista e pós-graduanda, Anyssa GuerraMais Médicos
O Mais Médicos é um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da atenção primária do país, sendo a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), estando presente em todos os municípios.
O programa leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação, buscando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e criar condições para garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!