Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

'Não preciso me deslocar', diz paciente da Unacon atendida com ação de prevenção contra ISTs, em Macapá

Valcirene de Queiroz, de 52 anos, é paciente da Unidade de Alta Complexidade Oncológica e realizou testes rápidos contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Por Mônica Silva
30/07/2024 15h56

Valcirene de Queiroz é paciente oncológica e faz tratamento na UnaconPacientes e acompanhantes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Luzair Costa (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, participaram de mais um atendimento especializado de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), realizado pelo Governo do Amapá. 

A paciente Valcirene de Queiroz, de 52 anos, foi atendida nesta terça-feira, 30, com testagem rápida para sífilis, hepatites B, C e HIV. Para ela, a iniciativa  possibilita a conscientização sobre a prevenção e o tratamento precoce contra as ISTs sem que precisem sair do hospital. 

“É a primeira vez que participo de uma ação aqui na Unacon, achei muito boa a iniciativa do Governo do Estado porque assim, não preciso me deslocar para uma unidade de saúde para fazer os testes e cuido da minha saúde”, ponderou Valcirene. 

A testagem rápida é uma forma de conscientização e tratamento precoce contra as ISTsO atendimento foi realizado por equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que integraram as ações do hospital para garantir que o Amapá cumpra as requisições estabelecidas pelo Ministério da Saúde sobre o monitoramento dessas infecções em pacientes oncológicos.

“Essa ação fez parte do ‘Julho Amarelo’, mês de Combate às Hepatites Virais. Levamos o atendimento para a Unacon como forma de facilitar o acesso aos serviços e reforçar a prevenção das ISTs”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Perteka.

Os resultados dos testes rápidos feitos na ação são executados, lidos e interpretados em no máximo 30 minutos. Todo o processo é de fácil realização e não necessita de estrutura laboratorial.

“Essa opção de testagem permite aumentar a agilidade de resposta aos usuários, encaminhar com brevidade para assistência médica e início de tratamento, além de ampliar o acesso ao diagnóstico para pessoas que vivem em locais remotos”, explicou o responsável técnico de prevenção das ISTs da SVS, Florinaldo Carreteiro.

Florinaldo Carreteiro, responsável técnico de prevenção das ISTs da SVSQuem também utilizou dos serviços foi a dona de casa, Geni da Costa, de 60 anos, que acompanha a mãe no tratamento oncológico na Unacon. O tempo de atendimento foi favorável para que ela fique sempre ao lado da genitora.

“Eu sou acompanhante e vir todos os dias para o hospital me toma tempo, então aproveitei para me consultar e fazer os testes ofertados pela SVS”, ressaltou Geni.

Geni da Costa acompanha a mãe que faz tratamento oncológico

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!