Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

'Me sinto representado', diz agricultor em debate sobre novo Código Ambiental promovido pelo Governo do Estado

João Paulo Lima trabalha com mandiocultura no assentamento Piquiá, no município de Amapá, e participou da audiência pública nesta terça-feira, 30.

Por Alexandra Flexa
30/07/2024 19h10

Agricultor João Paulo Lima, 39 anos

Dando continuidade as escutas ativas que discute a modernização do novo Código Ambiental de forma que atenda os interesses da sociedade civil, o Governo do Estado reuniu moradores dos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba nesta terça-feira, 30, para a segunda audiência pública sobre a reformulação.

O município de Amapá, conhecido pela rica pecuária, também se destaca no cultivo de mandioca e na fabricação de farinha.

"Nós, agricultores, precisamos estar amparados pela legislação que facilita o nosso trabalho e aumenta a produção. Me sinto representado pelo Governo do Estado que teve essa preocupação de vir até o trabalhador. A gente se sente abraçado por fazer parte desta importante elaboração. Além disso, vamos poder fazer emissão do licenciamento ambiental, algo muito importante para o desenvolvimento", ressaltou o agricultor João Paulo, de 39 anos.

Audiência pública sobre o Código Ambiental reuniu produtores e a comunidade de 4 municípios

Paulo trabalha com a mandiocultura e fabricação de farinha. Atual presidente da Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Piquiá, no município de Amapá, ele garante que pela primeira vez, uma gestão ouve e olha para os trabalhadores rurais.

O encontro, que foi coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reuniu trabalhadores, gestores e representantes dos municípios. Na ocasião, também foram abordadas questões sobre educação ambiental, mudanças climáticas, áreas de conservação, manejo, desenvolvimento sustentável e uso responsável dos recursos naturais. 

Dentre os representantes da comunidade está Maria Nascimento, de 34 anos, presidente da Organização das Cooperativas no Estado do Amapá e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Ela ressalta que a audiência pública foi muito positiva para discutir as novas diretrizes.

"Essa discussão aberta ao público foi muito positiva. O novo Código Ambiental vai atingir a todos, especialmente o trabalhador rural, pois depois dele estar elaborado, aprovado e sancionado, nós vamos levar ele para as bases e, por isso, estamos à disposição para colaborar e oferecer apoio para os trabalhadores", frisou Maria.

Maria Nascimento, 34 anos

Para explicar as diretrizes da legislação ambiental, a audiência pública contou com a palestra do consultor ambiental e professor doutor da Universidade Federal do Amazonas, José Roque Nunes Marques, que apresentou os temas Código de Segurança, Socioambiental, Recursos Naturais e Mudanças Climáticas.

Plano de elaboração participativa on-line

No dia 10 de agosto, técnicos, consultores e toda a comunidade terão a oportunidade de contribuir com a elaboração do novo Código Ambiental mediante consulta pública, disponibilizada por um prazo de até dez dias no site da Sema, para o envio de propostas e de alterações no texto da minuta.

A partir desta etapa, o texto passa por análise, ajustes e aprovação. Feito isso, segue para manifestação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, posteriormente, é encaminhado pelo governador para aprovação na Assembleia Legislativa do Amapá.

A última audiência pública desta série coordenada pela Sema será na quinta-feira, 1° de agosto, no auditório da Assembleia Legislativa do Amapá, em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!